Todo ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surpreende milhões de estudantes ao propor o tema de redação, sempre vinculado aos direitos humanos, mas nunca totalmente “previsível”.
Em 2017, por exemplo, apenas 53 pessoas gabaritaram obtendo a nota 1.000 no texto sobre a “formação educacional dos surdos” (Direitos Humanos de Pessoas com Deficiência).
Já em 2016, houve 77 gabaritos sobre a dissertação acerca da “intolerância religiosa no Brasil” (Direito à Liberdade de Pensamento, Consciência e Religião). E então, o que esperar de 2018?
Para tentar responder a essa indagação podemos formular algumas hipóteses com base no histórico de temas e na diretriz dos direitos humanos como eixo norteador, observando-se que a proposta de redação sempre enfoca um problema social de grande relevância ou uma situação a ser problematizada. Vamos lá?!
- Necessidade de educação para a mídia no Brasil
- Vida moderna: estresse, ansiedade e depressão
- Favelização e gentrificação (processo de alteração das dinâmicas da composição de um local, valorizando a região e afetando a população de baixa renda que ali habita) como entraves da qualidade de vida da população
- Saúde da gestante e violência obstétrica
- Efeitos da inversão da pirâmide etária nacional
- Avanço das DSTs entre os jovens brasileiros
- Desafios do combate aos distúrbios alimentares no Brasil
- Consequências da polarização como modo de pensar
- Privacidade e permanente vigilância na sociedade da informação
- Malefícios da politicofobia no Brasil
Além deste ótimo artigo, fazemos ainda mais duas recomendações para sua preparação para a redação do Enem 2018. A primeira delas é a leitura desta matéria com mais 20 possíveis temas (procure escrever um texto para cada um deles), e a segunda é a aquisição da Apostila de Redação do infoEenem (clique aqui), que ensina como estruturar uma dissertação argumentativa e esclarece todas as regras/competências avaliadas na prova textual.
Texto de autoria de Geneviève Faé. Colaboradora do infoEnem, ela é graduada em Letras e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Atua como professora do pré-vestibular Apoio, no município de Caxias do Sul (RS). Aproveitamos a oportunidade para agradecê-la pelo ótimo artigo!
1 comment
muito boas as dicas, dá pra ter um vislumbre dos possíveis temas!