A preparação para o exame nacional do ensino médio (Enem) envolve muito foco e comprometimento por parte dos candidatos. Afinal, são meses (e até anos) de estudos.
Entretanto, não é apenas o tempo de dedicação que decide quem serão os estudantes que terão os melhores desempenhos. A qualidade e a eficiência nos estudos também são fundamentais.
Pensando nisso, separamos 4 cuidados indispensáveis para os candidatos inscritos no Enem. Em outras palavras, dicas que trazem diversas armadilhas que muitos vestibulandos acabam caindo quando estão estudando para o exame. Leia atentamente cada um dos itens abaixo para não não ser uma das vítimas.
Indice
1 – Estudar apenas matérias de sua área
Nós sabemos que o SiSU, na hora de selecionar os candidatos, confere pesos diferentes para cada área. Entretanto, o exame é extremamente interdisciplinar. Ou seja, muitas questões, para serem resolvidas, necessitam de conhecimentos de diversas áreas. Além disso, é muito mais fácil ter melhoras acentuadas em matérias de menor domínio.
Portanto, não cometa esse erro de estudar apenas matérias de acordo com a área de sua escolha! Estude TODAS as áreas e disciplinas.
2 – Não realizar simulados
“Jogo é jogo, treino é treino”. Essa frase é muito utilizada no meio futebolístico. Mas com certeza serve para qualquer vestibulando, pois a tensão na hora de realizar o Enem só será sentida, de fato, na hora da prova.
Assim sendo, é de suma importância realizar diversos simulados ao longo dos meses que antecedem o exame. Afinal, não há dúvidas de que essa é a melhor forma de se aproximar das dificuldades e da ansiedade que encontrará no momento do “jogo”.
Nesse aspecto, recomendamos a Plataforma de Simulados do InfoEenem. Um ambiente totalmente virtual, que você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora, que fornece diversos simulados por mês. Vale a pena conferir.
3 – Subestimar a teoria que envolve a redação
Treinar redação não é apenas “escrever” bastante. Muito longe disso.
Claro que produzir diversos textos é importantíssimo, mas conhecer os aspectos teóricos de um texto dissertativo-argumentativo, tipo textual exigido no Enem, traz muito mais segurança para uma produção convincente.
Clique aqui e conheça a apostila de redação do infoEnem. Um ebook que, além de trazer todo o embasamento teórico da redação, mostra exemplos e análises de diversos temas que já apareceram ao longo dos anos no exame.
4 – Deixar de lado o aspecto emocional
Para conseguir um bom desempenho, o candidato precisa estar com o equilíbrio emocional em dia. Não pode estar nem cansado e nem ansioso. Portanto, saber dosar a quantidade de estudo e de diversão é crucial.
Esses são os principais cuidados que todo estudante deve ter na preparação para o Enem. Agora, com eles em mente, você pode acelerar seus estudos e ter a certeza que não irá tropeçar no meio do caminho.