5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo

Há alguns dias, mais precisamente na última sexta-feira, falamos sobre a diferença entre resumo e resenha (Não viu? Clique aqui para ler o artigo). Hoje, trazemos algumas dicas e técnicas para que você consiga realizar um resumo que realmente te ajude na fixação dos conteúdos estudados.

Antes de qualquer dica, é importante destacar que fazer resumo não é copiar! Não adianta nada escolher meia dúzia de parágrafos, transcrevê-los e chamar isso de resumo. Esse amontoado de palavras pode ser qualquer coisa, menos um resumo de verdade! Além disso, não vai te auxiliar em nada na fixação e entendimento do conteúdo. Tendo isso em mente, podemos fazer receita que, caso siga o passo a passo, conseguirá realizar um ótimo resumo:

    1. Leia atentamente o texto-fonte, para ter uma visão geral do assunto tratado.

     

      1. Faça uma nova leitura, desta vez separando (grifando ou fazendo uma lista) as partes que julga serem as mais importantes de cada parágrafo. Essa fase é muito importante, pois são justamente essas anotações que servirão como base para seu resumo.

       

        1. Escreva, agora com suas palavras, todas as ideias e informações que separou anteriormente.

         

          1. Reescreva seu resumo. Afinal, dificilmente a primeira versão apresenta uma construção de parágrafos e de organização de ideias satisfatórias.

           

          1. Leia atentamente seu resumo, observando principalmente se não houve adição de comentário pessoais que não sejam do autor do texto-base. Essa última análise também é muito importante porque, como já ressaltamos anteriormente, diferentemente da resenha, o resumo não deve conter nenhum olhar crítico referente ao texto original.

          Essas são as dicas.

          Como pode perceber, fazer um bom resumo é muito mais trabalhoso do que a maioria imagina. Entretanto, seguindo esse passo a passo, certamente conseguirá fixar com muito mais facilidade assuntos de disciplinas como física, química e biologia, por exemplo.

          Que tal assistir o vídeo abaixo? Nele, o professor Fernando Buglia RESUME bem as dicas desse artigo…

          0 Shares:
          3 comments
          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


          You May Also Like