5 dicas para resolver as questões objetivas da prova do Enem 2014

Como você já deve saber, a prova do Enem 2014 será composta de 180 questões objetivas divididas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática. No artigo de hoje traremos dicas práticas para você aumentar seu aproveitamento neste tipo de item, reduzindo deslizes e erros por desatenção.

Antes, vamos conceituar rapidamente o que são as questões objetivas. Possuem esta classificação aqueles itens que trazem várias alternativas (geralmente cinco) das quais apenas uma é correta, motivo pelo qual também são nomeadas questões de múltipla escolha. Exercícios que trazem afirmações para que o candidato selecione verdadeiro ou falso também se enquadram nas provas objetivas.

Somente a título de esclarecimento, as questões dissertativas ou discursivas, presentes em alguns vestibulares, são aquelas em que o estudante deve elaborar e escrever sua resposta. Em outras palavras, são abertas e não trazem opções para o candidato.

Agora que você já conhece as características das questões objetivas, veja nossas dicas para resolvê-las da maneira mais eficiente possível.

1- Leitura atenta e interpretação: Esta é a premissa básica para solução de questões objetivas, especialmente as do Enem que normalmente trazem textos, imagens, gráficos ou tabelas. Concentre-se e leia com atenção cada exercício, procurando interpretar não apenas as informações do enunciado mas também das alternativas, para fazer as associações corretas.

2- Em questões com longos textos, leia o enunciado primeiro: A maioria das questões do Enem vêm acompanhadas de longos textos anexados, entretanto algumas exageram, chegando a ocupar quase uma página inteira. Nestes casos, recomendamos que leia a pergunta primeiro. Desta forma, você já lê o texto mais atento e ¨caçando¨ a resposta para o item, além de evitar perda de tempo relendo o texto.

3- Elimine as alternativas absurdas: Exercícios do Enem sempre trazem 5 alternativas (A, B, C, D e E), sendo que normalmente uma ou duas delas apresentam informações completamente incompatíveis com a pergunta, podendo ser facilmente eliminadas. Sempre marque um ¨x¨ ao lado destas respostas para saber que foram descartadas e então releia com muita atenção as que restaram.

4- Em último caso, chute! Se mesmo seguindo as orientações anteriores você permanecer em dúvida entre duas ou três alternativas, não resta outra opção a não ser chutar, ainda mais porque o tempo é escasso. Uma boa dica é escolher, entre as alternativas que está em dúvida, aquela que aparece com menor frequência em seu gabarito, uma vez que há uma tendência de exames bem elaborados em distribuir equilibradamente as respostas.

5- Pratique: Assim como qualquer estratégia de estudo, você não agregará de fato estes recursos apenas com a leitura deste artigo. Portanto a prática, através da realização de simulados e edições anteriores do Enem, é fundamental. Uma ótima opção consiste nas nossas Apostilas para o Enem 2014, que trazem mais de 900 questões das últimas 5 provas do exame. Clique para obtê-las agora mesmo!

Ressaltamos que tais estratégias não levam em conta seu conhecimento prévio. Portanto, uma ótima preparação é feita da incorporação destas técnicas em conjunto com o devido estudo dos conteúdos que serão cobrados no Enem.

Resta pouco menos de 4 meses para as provas do exame, tempo o suficiente para você ¨meter a mão na massa¨ e assimilar todas as dicas deste artigo. Não perca mais tempo e comece já!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.