5 dicas para se dar bem no último dia de inscrições do SiSU 2014

Como você deve saber, hoje é o último dia para se inscrever no primeiro Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2014. Provavelmente você já fez vários testes e já sabe se tem ou não chances de conseguir aquela vaga numa universidade pública que tanto almeja.

E como deve ter percebido também, a disputa não é nada fácil. Embora o número de vagas ofertadas seja enorme (171.401), o número de candidatos é assustador. Para se ter uma ideia, nesta edição do SiSU, até as 18 horas de ontem (dia 9), o número de inscritos já havia ultrapassado 2 milhões. Como cada candidato pode fazer duas escolhas, o total de inscrições estava em 4.247.729.

Se você está desanimado com as parciais liberadas pelo MEC, calma que ainda não é o momento de abandonar o barco. Algumas dicas de última hora podem ajudá-lo na escolha dos cursos e, quem sabe, virar esse jogo. Vamos a elas:

  1. Caso sua posição esteja muito longe da última vaga, você deve optar por trocar sua opção do curso. Por exemplo, se para sua opção de curso atual você ocupa a posição 80 de 40 vagas disponíveis, especialmente nos cursos mais concorridos, não vale a pena arriscar. Como muitos estudantes ainda farão inscrição neste mesmo curso até a meia noite de hoje, suas chances ficam muito reduzidas, mesmo com a lista de espera.
  2. Caso opte por mudar sua opção de curso, procure pelo mesmo em outra instituição na qual sua nota esteja acima ou bem próxima da nota de corte divulgada a meia noite de hoje.
  3. Fique atento a sua segunda opção de curso. Se você estiver sendo aprovado na primeira opção, sua classificação parcial para segunda não será exibida. Garanta que sua nota na segunda opção esteja acima ou próxima da nota de corte, pois até à oh de hoje você poderá perder a vaga em sua primeira opção, e caso não tenha feito uma boa escolha na segunda opção, corre o risco de perder as duas vagas.
  4. Se você se encaixa no perfil de cotista, cuidado no momento da escolha do sistema de concorrência. Como o próprio MEC noticiou nos últimos dias, a concorrência entre os candidatos que optaram pela reserva de vagas da Lei de Cotas ou em ações afirmativas das próprias instituições permanece mais acirrada do que a da ampla concorrência. Portanto, preste atenção nas notas de corte para cada opção de concorrência, pois, em muitos casos, a chance de conquistar sua vaga é maior na ampla concorrência que pela reserva de vagas, devido a muitos candidatos se inscreverem como cotistas.
  5. Percebeu que não vai entrar naquele curso que queria? Procure outras opções! Investigue, vasculhe. Qual o problema de estudar em outro estado? Comece a considerar essas possibilidades que podem ser tão boas (ou até melhores!) do que a sua prioridade atual.

Essas são as dicas. Tente tirar o máximo de proveito “das regras do jogo”. E não se esqueça: O período de inscrição se encerra às 23h59 de hoje!

Boa sorte!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.