5 Temas de Atualidades Interessantes Para o Enem

Dois dos pilares das provas do Enem são a interdisciplinaridade das questões, que consiste na aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento em uma única questão e também a utilização de temas atuais e do dia a dia para a formulação da situação problema. Diante disso, é de fundamental importância que os alunos estejam preparados para estes tipos de questões, e isso passa pelo estudo e conhecimento de temas relevantes da atualidade. Baseado nisso, serão apresentados a seguir 5 atualidades importantes que merecem atenção durante a sua preparação para o Enem 2022.

Conflito entre Rússia e Ucrânia: Sem dúvidas, um dos temas que dever ser observados de perto pelos alunos é o Conflito entre Rússia e Ucrânia. Atraindo a atenção de todo o planeta, é importante que o aluno entenda os desdobramentos deste conflito, os interesses de ambas as partes envolvidas e como isso irá afetar a economia brasileira e mundial. O aluno também deverá dedicar uma atenção especial à Guerra Fria, para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e para os movimentos separatistas, sempre relacionando estes assuntos com a situação atual do conflito. Devido a relevância deste assunto, é possível encontrarmos o conflito entre Rússia e Ucrânia em diversas áreas do conhecimento, como em questões de geografia e história ou até mesmo servindo de contexto para a prova de redação.

Criptomoedas: A economia mundial também deve sempre ser observada pelos estudantes que vão participar do Enem, e um dos temas mais debatidos atualmente são as criptomoedas e suas tecnologias envolvidas. Existe muita expectativa mundial em relação às criptomoedas para o ano de 2022, em função do seu potencial de valorização e das blockchains, que estão diretamente associadas às criptomoedas e prometem desburocratizar diversos setores utilizando os contratos inteligentes. É interessante que o aluno conheça sobre os benefícios e riscos destes ativos, entenda sobre a descentralização e sobre a criação e adoção de moedas virtuais, como o Real Digital. Além disso, a questão ambiental que envolve o consumo energético das criptomoedas pode estender o debate para outras áreas do conhecimento, tornando este estudo ainda mais importante!

Preço do Petróleo: Nos últimos dias, você certamente deve ter visto notícias sobre o aumento no preço dos combustíveis, que foi ocasionado (entre outros fatores) pelo aumento no preço do petróleo. Além de ser a principal fonte de combustível para os automóveis, o petróleo também é amplamente empregado na produção de plásticos, tintas e borrachas em todo o mundo. Devido a esta importância, o petróleo pode (e costuma) aparecer com frequência nas provas do Enem. Assim, o aluno deve estar atento com os fatores que influenciam o seu preço, incluindo disputas políticas e territoriais, entender sobre a sua produção e seus derivados, que aparecem constantemente nas questões de química e sobre o seu impacto ambiental e utilização de fontes renováveis, uma vez que este assunto é estudado (e cobrado) há alguns anos.

Vacinação contra a COVID-19: Apesar de estarmos completando as etapas de vacinação em grande parte da população brasileira, este tema ainda pode render muito conteúdo para as provas do Enem 2022. Além de entender sobre as vacinas, soro e injeção, é importante que o aluno compreenda e utilize os aspectos sociais e econômicos da vacinação em massa da população, entendendo a relação da vacinação com a reabertura dos comércios e a queda no número de casos graves da doença. Outros pontos que merecem atenção dos alunos é a vacinação de crianças, que foi amplamente discutida em todo o país e também a importância da proteção do aspecto coletivo em relação ao individual na vacinação, o que pode ser discutido em questões de ciências humanas ou na prova de redação.

Fenômenos climáticos no Brasil: Por fim, temos mais um tema de grande relevância para os brasileiros, que pode e provavelmente será abordado nas provas do Enem 2022, os fenômenos climáticos. Durante o ano de 2021, o Brasil enfrentou uma crise hídrica em diversas regiões do país, o que se deve a falta de chuvas nestas regiões. Neste contexto, o aluno deverá compreender como a falta de chuvas impacta a produção de energia elétrica e até mesmo o abastecimento de água, uma vez que diversas regiões passaram por rodízio no abastecimento durante 2021. No início de 2022, o estado de Minas Gerais passou foi castigado por chuvas abundantes, o que se deve a dois fenômenos climáticos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul e o La Niña. Estes fenômenos estão normalmente presentes nas questões de geografia do Enem, tornando ainda mais importante que os alunos entendam o tema e consigam aplicá-los em nossa situação climática atual.

Assim, foram apresentados ao longo desta publicação 5 temas que estão em destaque no cenário atual e podem ser cobrados durante as provas do Enem 2022. Alguns destes temas, como é o caso do petróleo e fenômenos climáticos no Brasil, já são cobrados com frequência nas provas do Enem, reforçando a sua importância para o ano de 2022. Já as criptomoedas e a vacinação não foram exploradas diretamente, mas aumentam a sua chance de abordagem a cada ano, uma vez que a sua importância e aplicação estão cada vez maiores!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/