7 dicas para fazer uma boa prova no Enem

Olá leitores do infoEnem, esta é a primeira vez que escrevo um artigo para este portal. Muito obrigado aos organizadores por cederem este espaço a este eterno aprendiz apaixonado na arte de ensinar. Espero que as dicas de estudo que trago sejam úteis a todos aqueles que estão procurando alcançar os seus objetivos acadêmicos. E para você que quer ingressar em uma universidade, entender como funcionam os mecanismos do Enem, sua estrutura e linguagem, é fundamental para que planeje seus estudos. Sim, planeje!!! Dedique um tempo para se organizar, coloque no papel seus horários de forma que possa disciplinar seu tempo e assim otimizar seus estudos.

Abaixo, 7 dicas que vão te ajudar a fazer uma boa prova. Acompanhe!!!

1 – Leia e Escreva

Muito se diz que para fazer uma boa prova do Enem você tem saber interpretar os textos.  Sim, isto está parcialmente correto, pois uma boa capacidade de interpretação vai te ajudar em várias questões. Estar com a leitura em dia é fundamental. Escrever sempre, também é importante para que você coloque no papel a forma como você pensa sobre determinado assunto e de quebra vai desenvolvendo seus textos para a “temida redação”.

2 – Faça Simulados

Você tem que ter noção do que sabe e do que não sabe também. Assim você poderá dar ênfase em algumas matérias importantes para o curso que você tem preferência.

Os simulados também lhe auxiliaram a administrar o tempo da prova. Isso é fundamental para fazer uma boa prova. Faça o máximo de simulados que puder. Além do que, durante os simulados você também estará estudando.

3 – Fique atualizado

Está dica complementa a primeira, pois pra isso você deve ler muitos assuntos que estão fazendo história neste momento. Leia jornais, matérias, artigos. Telejornais também são válidos. O interessante é que você busque várias fontes para se manter atualizado.

4 – Procure por ensino especializado

Os cursinhos preparatórios são excelentes opções. Estudar em ambiente que “respire” Enem, com certeza vai te motivar em seus objetivos. Dependendo da cidade onde mora há opções até de ensino gratuito. Muitas escolas públicas tem se organizado para montar seus próprios cursinhos preparatórios. Mobilize  sua comunidade através do conselho escolar, caso sua escola não tenha, e mostre que há alunos interessados em se preparar.

5- Use a Web como ferramenta a seu favor

A internet é maravilhosa, mas também pode ser fator de desconcentração. Navegar é preciso, saber navegar é essencial. Faça uma pesquisa e busque por sites que contenha conteúdo que vão te auxiliar em seus estudos.

Pra quem  pretende a área de biológicas, um site com conteúdo interessante é o Planeta Biologia , no site você encontra muitos vídeos e aulas de Biologia, além de artigos relacionados a diversos assuntos da área de biológicas. Tem também uma seção de jogos em que você aprende vários conceitos de forma bem interativa. A seção de aulas é uma parte interessante pra quem busca alavancar seus estudos. Abaixo segue um link para a seção de aulas.
PlanetaBiologia.com/Aulas

6  – Conheça-te a ti próprio

Conheça seus limites. O cérebro é como um músculo, ele tem que ser preparado pra aguentar  várias horas em concentração. Cuidado com os excessos. Saiba a hora de dar uma pausa. Pausa e descanso são fundamentais para assimilação e fixação do conhecimento. É mais importante nos estudos a produtividade do que a quantidade. Comece aos poucos e vá aumentando o ritmo dos estudos.

7 – Ensine o que aprendeu

Eu adoro está técnica. Além de ajudar um amigo, ao ensinar algo, você está fixando os conceitos que assimilou e desenvolvendo os argumentos para o assunto em si.

Espero que estas dicas ajudem a quem está interessado em prestar o Enem este ano.

Estude para que no final do ano você faça uma boa prova e não dependa apenas de uma boa sorte.

Bom Enem a todos os estudantes e leitores deste portal.

Até mais.


Sobre o Autor: Daniel Pereira é graduado em Biologia pela Unesp. Idealizador de vários sites pela web, apaixonado por tecnologia e suas aplicações no Ensino. Criador da agência digital Clique Sim. Ativista na defesa e promoção do Meio Ambiente da Praia de Pipa onde mora, também dá aulas de Biologia e Música e há 5 anos vem preparando alunos para o Enem.

*Nós, do infoEnem, agradecemos imensamente ao professor Daniel pelo belíssimo artigo que escreveu para nosso portal.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.