No mês de julho publicamos duas matérias que falavam sobre a relação do sono e da qualidade de estudo. Na primeira, destacamos, dentre outros informações, a importância das noites bem dormidas para um estudo realmente eficiente (clique aqui para ver a matéria completa). Já na segunda, o foco foi mostrar aos leitores os motivos que levam as pessoas a sentirem sono na hora de estudar (clique aqui para ler o artigo na íntegra).
Como já entendemos, pelo menos em parte, como funciona nosso organismo quando o assunto é dormir, fecharemos com chave de ouro essa pequena “série do sono” do infoEnem trazendo algumas dicas para quem não quer cochilar em cima dos livros.
Antes de listarmos as dicas, vamos à regra de ouro:
O melhor remédio para não sentir sono na hora do estudo é dormir bem a noite!
Entretanto, caso esteja respeitando a regra acima e mesmo assim vive pescando enquanto estuda, veja algumas recomendações simples , mas que podem lhe ajudar bastante:
1 – Faça refeições leves e saudáveis.
Alimentos pesados dificultam a digestão, fazendo com que a sensação de sono após as refeições torne-se intensa. Portanto, quando for estudar, esqueça aquela feijoada. Dê preferência a saladas e frutas.
2 – Faça pequenos movimentos.
Quando os olhos começarem a ficar pesados, levante e se movimente, dando alguns pulinhos por exemplo. Isso vai ajudar a despertar.
3 – Estude sentado.
Quando deitamos, relaxamos todos os músculos. E é justamente por isso que o corpo entende que “é hora de dormir”.
4 – Leia em voz alta.
Essa prática exercitará o lobo central do seu cérebro, que está relacionado à fala. Um combate momentâneo contra o sono, mas eficiente.
5 – Estude sempre em lugares bem iluminados.
Lembra da melatonina? Quanto menos luz, mais melatonina e, consequentemente, mais sono!
6 – Consuma alimentos ricos em cafeína.
Chocolate preto, café forte, açaí dentre outros. Apenas mantenha o consumo desses alimentos no mínimo possível, pois o exagero pode levar a problemas do coração e na fixação de cálcio dos ossos.
7 – Banho gelado.
Esse sim, não tem contra indicação! Não existe sonolência que vença aquela ducha de água fria.
Gostou? Que tal assistir um vídeo que resume bem essas dicas?
12 comments
Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!
Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
a equipe esta de parabens, recomendo.
vou compartilhar no facebook.
Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!
Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo igual a esse vale ouro.
🙂
Gostei das dicas,sinto sono durante o dia mesmo dormindo bem a noite e isso me incomoda bastante. Vou começar a dar uns pulinhos e gritos pra esse sono ir embora. Obrigado.
Qdo meu olho começa a fechar eu levanto e dou uns gritos! É infalível! Dali a meia hora vai dar sono de novo, levante e dê mais uns gritos! Ja era o sono!
> essa n imaginem meus vizinhos descansando e eu gritando é falta de respeito e de educação.principalmente se tiver idosos ou crianças.
faço algo q da certo vou ao banheiro e lavo o rosto e oloca uma musica bem baixo e desperta pra mim melhor fazer isto de manhã assim q acordo ai o corpo esta descansado.
Gostei, ajudou muito! Pena que eu estou na biblioteca da escola e não dá pra tomar uma ducha!!!!!!
> Mas Beatriz, não tem chuveiro nenhum aí?
> lavar o rosto tb ajuda bastante.
> Levante e ê uns gritos la fora! Sono vai embora rapidinho!
> Fernanda estou fazendo uma matéria sobre métodos de estudo. Você fala comigo? meu email é o [email protected]
Ajudou!