7 dicas para não sentir sono na hora de estudar

No mês de julho publicamos duas matérias que falavam sobre a relação do sono e da qualidade de estudo. Na primeira, destacamos, dentre outros informações, a importância das noites bem dormidas para um estudo realmente eficiente (clique aqui para ver a matéria completa). Já na segunda, o foco foi mostrar aos leitores os motivos que levam as pessoas a sentirem sono na hora de estudar (clique aqui para ler o artigo na íntegra).

Como já entendemos, pelo menos em parte, como funciona nosso organismo quando o assunto é dormir, fecharemos com chave de ouro essa pequena “série do sono” do infoEnem trazendo algumas dicas para quem não quer cochilar em cima dos livros.

Antes de listarmos as dicas, vamos à regra de ouro:

O melhor remédio para não sentir sono na hora do estudo é dormir bem a noite!

Entretanto, caso esteja respeitando a regra acima e mesmo assim vive pescando enquanto estuda, veja algumas recomendações simples , mas que podem lhe ajudar bastante:

1 – Faça refeições leves e saudáveis.
Alimentos pesados dificultam a digestão, fazendo com que a sensação de sono após as refeições torne-se intensa. Portanto, quando for estudar, esqueça aquela feijoada. Dê preferência a saladas e frutas.

2 – Faça pequenos movimentos.
Quando os olhos começarem a ficar pesados, levante e se movimente, dando alguns pulinhos por exemplo. Isso vai ajudar a despertar.

3 – Estude sentado.
Quando deitamos, relaxamos todos os músculos. E é justamente por isso que o corpo entende que “é hora de dormir”.

4 – Leia em voz alta.
Essa prática exercitará o lobo central do seu cérebro, que está relacionado à fala. Um combate momentâneo contra o sono, mas eficiente.

5 – Estude sempre em lugares bem iluminados.
Lembra da melatonina? Quanto menos luz, mais melatonina e, consequentemente, mais sono!

6 – Consuma alimentos ricos em cafeína.
Chocolate preto, café forte, açaí dentre outros. Apenas mantenha o consumo desses alimentos no mínimo possível, pois o exagero pode levar a problemas do coração e na fixação de cálcio dos ossos.

7 – Banho gelado.
Esse sim, não tem contra indicação! Não existe sonolência que vença aquela ducha de água fria.

Gostou? Que tal assistir um vídeo que resume bem essas dicas?

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.