Reações de Oxirredução no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje vamos relembrar um dos assuntos mais frequentes nas provas de química do Enem, que são as reações de oxirredução. Para isso, vamos destacar os principais conceitos que você deve lembrar para esta prova, além de ilustrar com exemplos como este conteúdo é cobrado.

As reações de oxirredução

Uma reação de oxirredução é uma reação química onde ocorre a perda e ganho simultâneos dos elétrons. Sendo assim, a medida que um elemento químico da reação cede elétrons, o outro elemento recebe estes mesmos elétrons. Como falamos, existem dois agentes nesta reação: o agente oxidante e o agente redutor.

  • Agente oxidante: o agente oxidante é aquele que passa pelo processo de oxidação. Assim, este é o agente que perde elétrons, ocasionando um aumento em seu número de oxidação (NOX). O agente oxidante provoca redução no outro agente.
  • Agente redutor. Por consequência, o agente redutor é aquele que passa pelo processo de redução. Portanto, este agente ganha elétrons durante a reação, diminuindo o seu número de oxidação.

Como estes conceitos são cobrados no Enem?

Nas últimas provas do Enem, questões envolvendo as reações de oxirredução foram frequentes. Isso acontece pois são questões de resolução rápida, mas que necessitam de raciocínio por parte do aluno, que deve compreender a reação de cada exercício, já que um elemento pode ser o agente oxidante em uma determinada reação enquanto será o agente redutor em outra. Desta maneira, as reações de oxirredução não permitem ao aluno decorar o exercício, sendo necessária uma avaliação em cada caso.

Questão do Enem envolvendo reações de oxirredução

A questão trazida foi retirada do Enem 2019.

Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contêm hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada. Quando é adicionada água à essa mistura, ocorre uma reação que libera gás hidrogênio e energia na forma de calor, aumentando a eficiência do processo de desentupimento. Considere os potenciais padrão de redução (E°) da água e de outras espécies em meio básico, expressos no quadro.

Qual é a outra espécie que está presente na composição da mistura sólida comercial para aumentar sua eficiência?”

a) Al

b) Co

c) Cu(OH)2

d) Fe(OH)2

e) Pb

Que é respondida pela alternativa a. Perceba que, para esta reação de oxirredução, não é necessária a realização de cálculos ou ainda operações envolvendo as equações químicas. Uma vez que é desejado maximizar a eficiência do produto, deve ser utilizada a espécie que sofra oxidação com a maior facilidade. Deste modo, deve-se utilizar a tabela e verificar qual é o elemento que possui o menor potencial de redução. Entre os elementos fornecidos, o de menor potencial de redução é o alumínio.

É percebido então que grande parte das questões envolvendo oxirredução no Enem serão deste tipo. Não serão cobrados cálculos muito grandes, mas as questões não são “decoreba”. É necessária a compreensão do fenômeno químico que ocorre no exercício para que seja possível determinar a solução. Após a compreensão do fenômeno, o exercício é resolvido com facilidade.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!