A Escolástica e São Tomás de Aquino

O século XIII é marcado pela intensificação dos contatos comerciais e culturais entre a Europa e o Oriente através do mar Mediterrâneo; pela expansão do comércio; o florescimento das cidades; e o dinamismo que a cultura passou a adquirir, por conta do surgimento e multiplicação das universidades, como a de Oxford (Inglaterra) no século XI ou a de Paris (França) no século XII. Essas universidades eram administradas pela Igreja e utilizavam um método de estudo chamado Escolástica, isto é, um método iniciado em meados do século IX e empregado até o século XVI (período da Idade Média), no qual buscava-se essencialmente estabelecer alguma conciliação/harmonização entre as verdades da fé cristã e o conhecimento filosófico obtido por via racional.

Um professor que lecionava em uma dessas universidades, mais especificamente em Paris, é considerado o expoente da filosofia escolástica. Seu nome é Tomás de Aquino (1225-1274) e uma de suas principais obras é a Suma Teológica.

Para compreender as ideias do filósofo é necessário ter em mente a influência aristotélica que ele sofreu, visto que no século XII ocorre a redescoberta de Aristóteles pelo Ocidente, após sua obra ter sido perdida em meio ao declínio de Roma e às constantes guerras no início da Idade Média. A recuperação dos textos de Aristóteles provocou um impacto enorme no desenvolvimento da filosofia e, no plano da Teologia, influenciou significativamente Tomás de Aquino, o qual fundou uma visão religiosa da obra de Aristóteles.

São Tomás de Aquino por Carlo Crivelli (1435-1495), Itália.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/sao-tomas-de-aquino

Principais ideias de São Tomás de Aquino

Tomás de Aquino defendia a existência de uma hierarquia entre todas as criaturas (todas elas criadas por Deus). Assim, o homem não é uma criatura como as demais, pois, uma vez que não é dotado apenas de corpo, mas também de alma, através dela pode entrar em contato com Deus e ter acesso ao conhecimento, com isso, ele está em um patamar acima em comparação as outras criaturas.

O ponto de partida para ter acesso ao conhecimento são os sentidos. Assim, retomando este princípio aristotélico, o filósofo cristão afirma que não existe nada no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. Ao obter esse conhecimento acerca da natureza, o homem estaria usando seu intelecto para se aproximar de Deus, pois foi ele que criou a ordem natural do Universo.

O intelecto humano, além da capacidade de obter conhecimento, possibilita a autonomia, isto é, a liberdade de manifestar e exercer as próprias vontades. Os atos realizados pelos homens direcionam-no para o bem, pois esse é o caminho natural da vontade humana. No entanto, as vezes, o homem age de maneira equivocada e negativa (mesmo que deseje o bem), assim, Tomás de Aquino defendia que sem a ajuda de Deus, o homem irá pelo caminho do mal.

Ademais, com a crença na vida eterna, surgiu a concepção de que o homem garante na vida terrena a sua salvação ou não, pela forma como exerce o livre-arbítrio. Ou seja, Deus julgaria os atos realizados pelo homem durante a vida destes na Terra.

As ideias de São Tomás de Aquino foram transformadas em uma doutrina pela Igreja, chamada de tomismo. O que trouxe diversas consequências, como o crescimento do clero secular – por conta da necessidade dos padres acompanharem os fiéis e ajudarem-lhes a tomar decisões – e o aumento de boas práticas, como a de caridade, visto que são os atos na Terra que irão garantir a salvação após a morte.

Por fim, é possível notar a influência de Aristóteles na filosofia de Tomás de Aquino na sistematização do pensamento, na importância dada aos sentidos e em elementos da ética. Um exemplo é que Aristóteles dizia que, se tudo se movimenta e se transforma, é necessário que se exista um primeiro motor/impulso. De forma análoga, Tomás de Aquino defende que Deus é necessário porque é preciso ter existido uma primeira causa de todas as causas.

Questão – Enem 2018

Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.


TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.

O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por

a) Reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos.

b) Sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé.

c) Explicar as virtudes teologais pela demonstração.

d) Flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados.

e) Justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.

A alternativa correta é a letra B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.