A importância da análise gráfica na prova do Enem

Durante as provas de matemática do Enem é completamente comum nos depararmos com questões envolvendo a utilização e interpretação de gráficos. Além disso, você também poderá encontrar os gráficos em questões de física e química, sendo importantíssimo interpretá-los da maneira correta para se sair bem nestas questões. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas maneiras como estes gráficos podem ser cobrados nas provas do Enem, assim como passaremos algumas dicas importantes e que podem ser muito bem aproveitadas durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Formas como os gráficos são cobrados no Enem

Como citamos no início desta publicação, os gráficos estão sempre presentes nas provas do Enem. Mais do que isso, os exercícios que envolvem este assunto costumam aparecer de maneiras diferentes, como alguns casos que serão apresentados a seguir.

A primeira forma de aparição dos gráficos no Enem se dá através de exercícios diretos, no qual devemos apenas analisar o gráfico para obtermos a solução. Um exemplo deste tipo de problema será apresentado abaixo:

O gráfico apresenta a evolução do crescimento de uma determinada árvore, plantada a partir de uma muda com 1 metro de altura. Nessa evolução, a altura da árvore, em metro, é descrita em função do tempo, medido em ano.

No período de 1 ano, contado a partir do instante em que a árvore tinha dois anos e meio de plantio, a variação da altura dessa árvore, em metro, teve valor compreendido entre”

a) 0,55 e 0,65.

b) 0,65 e 0,75.

c) 1,05 e 1,15.

d) 1,25 e 1,35.

e) 1,45 e 1,55.

Alternativa correta: E

No entanto, esta não é a única forma onde os gráficos são cobrados no Enem. Isso porque você também encontrará gráficos combinados com outros assuntos, visto que a interdisciplinaridade das questões é uma marca conhecida do Enem. O exemplo a seguir apresenta um problema que necessita da interpretação do gráfico e também de um conhecimento sobre a média aritmética simples para que o candidato resolva a situação.

O gráfico mostra o resultado do balanço financeiro mensal de uma empresa ao longo de um ano.

Em quantos meses o resultado do balanço financeiro da empresa ficou abaixo da média mensal nesse ano?

a) 6

b) 7

c) 8

d) 9

e) 10

Alternativa correta: B.

Na grande maioria das situações, você encontrará os gráficos combinados com outros conteúdos, como apresentamos acima. Portanto, é necessário que você saiba interpretá-los para se sair bem nos problemas. Assim, vamos apresentar a seguir algumas dicas interessantes que facilitarão a sua análise deste tipo de problema.

Dicas para analisar e interpretar os gráficos

Para interpretarmos os gráficos e coletarmos todas as informações necessárias, existem algumas dicas que podem ser muito bem aproveitadas pelos estudantes, que serão mostradas a seguir:

  • Colete o máximo de informações do problema: Antes de partir para o gráfico, é recomendado que você leia atentamente todo o problema e colete todas as informações passadas, como dados e também o que o problema está pedindo. Se necessário, grife os principais pontos do exercício para não se esquecer de nada!
  • Cuidado com as unidades: Assim como em todos os problemas de matemática, as unidades são importantíssimas e podem te levar ao erro em alguns problemas. Deste modo, verifique primeiramente as unidades do gráfico e não deixe de conferir as unidades das soluções do problema, uma vez que elas devem se relacionar em ordem de grandeza.
  • Atente-se aos demais conteúdos: Por fim, é necessário que você estude os demais conteúdos do problema. Apesar de os gráficos aparecerem com frequência no Enem, você terá também que conhecer os outros conteúdos (como a média, no segundo exemplo apresentado) para solucionar o problema da maneia correta.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/