A importância da potência de dez na prova do Enem

Quando os assuntos são as disciplinas mais temidas pelos vestibulandos, a matemática sempre é uma das mais citadas. Um medo facilmente compreendido, pois a quantidade de conteúdos que são cobrados no Exame nacional do Ensino Médio (Enem) é enorme. Geometria espacial, progressão aritmética, progressão geométrica e probabilidade são apenas alguns dos vários exemplos que deixam muitos estudantes de cabelos em pé.

Entretanto, não existe saída. Caso seja um desses estudantes, o jeito é enfrentar as dificuldades com os números para poder alcançar seus objetivos no Enem. Para isso, algumas áreas da matemática devem ter prioridades especiais. Um bom exemplo é a potência de dez, pois embora muitos não tenham afinidade com essa ferramenta, ela consiste numa das armas mais eficientes na hora de realizar contas com números muito grandes ou mesmo muito pequenos.

Para deixar claro essa importância, veja um exemplo de uma questão que apareceu no Enem de 2012 seguida da resolução dos professores Luis Gustavo Grimm e Ana Luísa Tagliolatto.

Questão 168 – Enem 2012

A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície terrestre.

Com base nessas informações, a menor distância que o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a

a) 3,25 × 102 km.
b) 3,25 × 103 km.
c) 3,25 × 104 km.
d) 3,25 × 105 km.
e) 3,25 × 106 km.
 
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Para esta questão devemos escrever a medida da distância do asteroide em relação à Terra em notação científica, que utiliza potências de base 10. De maneira geral escrevemos notação científica utilizando a seguinte regra:

m = 10e

O valor m é chamado de mantissa do número e o número e representa a ordem de grandeza do número. A mantissa apresentará valores dentro do intervalo 1 ≤ m <10. O número a ser escrito em notação científica é 325 mil km, logo a mantissa deverá ser 3,25; o equivale a dividirmos o número 325 por 100. Portanto realizando as adequações necessárias teremos:

imagem_solucao

Alternativa D

Comentário: Durante a resolução fizemos uma transformação do número 325 para 3,25 dividindo-o por 100, porém precisamos tomar o cuidado de não alterar o número e por este motivo é que o multiplicamos por 100.
Lembrando que ao multiplicar e dividir por x um número n, este não sofrerá alteração.

Conteúdos envolvidos: Notação científica e potências de base 10.

 
*Essa questão comentada foi retirada das Apostilas Preparatórias Enem 2014 do portal infoEnem. Para conhecer mais do material e ver outros exemplos, CLIQUE AQUI.

Percebeu como saber utilizar potência de dez era a principal exigência da questão? Outra vantagem, como dito anteriormente, é que essa ferramenta pode tornar as resoluções mais simples e rápidas. Além disso, vale lembrar que pode ajudá-lo em outras matérias, como física, química e até biologia!

Portanto, a partir de agora, encare a potência de dez como uma aliada, e não como uma inimiga! Na hora da prova, que certamente você estará lutando contra o tempo, ela pode ter papel decisivo no seu desempenho.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.