A importância do tempo na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos tratar de um assunto de importância fundamental em todos os vestibulares e, principalmente, na prova do Enem: o tempo. Para isso, vamos comentar sobre a importância do controle do tempo durante a prova e também sobre a preparação para este desafio.

O tempo na prova do Enem

Como você já deve ter visto em diversos comentários, assim como os conteúdos disciplinares, o tempo também possui extrema importância na prova do Enem. Isso porque o exame conta com um grande número de questões. Por sua vez, as questões são de grande extensão, apresentando um pequeno parágrafo de contextualização. Desta maneira, além do cansaço, é fundamental controlar o tempo durante o exame, já que uma questão a menos respondida pode significar uma vaga em uma universidade. Vejamos então quanto tempo temos para cada questão.

Quanto tempo posso utilizar por questão?

Para calcularmos o tempo disponível para cada questão, vamos primeiro relembrar quantas questões temos em cada dia, assim como o tempo total disponível. Se não tivermos alterações em função da pandemia, o primeiro dia será composto pela prova de redação, por 45 questões de linguagens e suas tecnologias e 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, com duração total de 5 horas e meia. Reservando um tempo de uma hora para a escrita da redação, que é suficiente caso você esteja devidamente preparado, restam 4 horas e meia, ou 270 minutos. Dividindo pelas 90 questões que restam, você tem 3 minutos para ler, interpretar e resolver cada questão!

Entretanto, lembre-se de que o cálculo do tempo foi realizado sem contar com o gabarito. Desta forma, considerando que você gaste cerca de 20 segundos por questão preenchendo o gabarito, sobram 2 minutos e 40 segundos para resolver de fato a questão!

Já no segundo dia de aplicação do Enem, a prova é composta por 45 questões de matemática e suas tecnologias e 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, com um tempo total de 5 horas. Desta forma, reservando 30 minutos para o preenchimento do gabarito, o aluno poderá utilizar 3 minutos para resolver cada questão!

Como se preparar para essa maratona? Treinando!

Parece muito pouco tempo para resolução, não é mesmo? Já fazem anos que o Enem funciona desta forma, o que permite aos alunos realizar uma preparação focada neste modelo de prova. A melhor forma de preparar-se para o Enem é treinando, seja através de provas antigas ou de simulados. Além disso, em algumas questões você certamente utilizará menos tempo do que o designado, podendo realocar o tempo que sobra para aquelas questões mais complexas! O mais importante é que somente com o treino você alcançará os resultados desejados na prova do Enem, uma vez que a cada ano a prova torna-se mais elaborada!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!