A Organização das Nações Unidas

Fonte: https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/glossario/onu/

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas, popularmente conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada pelos chamados “países-membros”, os quais se reuniram, voluntariamente e em concordância com os princípios da organização, para trabalhar pela paz, pelo desenvolvimento mundial e pela cooperação internacional na resolução de problemas de ordem econômica, social, política e humanitária.

O trecho abaixo está contido no preâmbulo da Carta das Nações Unidas (documento de fundação da Organização) e ele expressa os ideais e os propósitos dos povos cujos governos se uniram para compor a ONU:

 “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.

E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de princípios e a instituição de métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos.”

História da Organização

Após a Segunda Guerra Mundial– responsável por devastar diversos países, deixando milhares de mortos e consequências não apenas para os envolvidos, mas para o mundo como um todo- existia internacionalmente um sentimento de necessidade de encontrar uma maneira de promover a paz e mediar os conflitos entre as Nações. Sendo assim, após anos de planejamentos e com o fim da guerra, no dia 24 de outubro de 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas.

Antes de seu advento, pode-se dizer que a Liga das Nações, instituição criada após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, sob o Tratado de Versalhes, era a responsável pela promoção da paz. No entanto, a instituição falhou em sua tarefa, pois não pôde evitar a Segunda Guerra Mundial. Com isso, planejou-se a ONU, a organização que deveria cumprir efetivamente esse papel pacificador e mediador.

Foi o presidente estadunidense Franklin Roosevelt que idealizou o nome da organização, sendo este utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, que ocorreu em 1 de janeiro de 1942, na qual foi assumido o compromisso, entres os governos de 26 países, de lutar contra as potências do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre os dias 25 de abril e 26 de junho de 1945, representantes de 50 países se reuniram nos Estados Unidos para aprovar uma Carta de Princípios, contendo mais de cem artigos, que serviria de base às ações da organização no mundo.

No entanto, como foi dito anteriormente, as Nações Unidas só começaram a existir oficialmente no dia 24 de outubro de 1945, depois da ratificação da Carta pela China, EUA, França, Reino Unido e a antiga União Soviética, tal como pela maioria dos signatários.

Em 1946, em Londres, ocorreu a primeira reunião da Assembleia Geral que decidiu a instauração da sede permanente da Organização nos EUA.

Atualmente, as Nações Unidas possuem, contando com a sede em Nova York, 193 estados-membros, responsáveis por trabalhar pela promoção da paz, pelo auxílio ao desenvolvimento econômico e social, pela proteção ao meio ambiente e diversas outras ações humanitárias que visam o bem-estar mundial.

Bertha Lutz, da delegação do Brasil, participa de reunião de elaboração da Carta da ONU em 15 de junho de 1945. (UN Photo/Mili).

Fonte: https://nacoesunidas.org/conheca/historia/

Contradições da ONU

  • Alguns críticos alegam que a organização possui pouco impacto concreto na vida dos indivíduos e falha em seu papel de ajudar grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, eles afirmam que a ONU constrói uma imagem ilusória de ajuda, mas que isso fica apenas no papel e nas propagandas.
  • Os países membros permanentes do Conselho de Segurança são potências nucleares. Eles compõem a nomeada “união nuclear” e possuem interesses convergentes, assim, diz-se que as decisões tomadas, muitas vezes, são para favorecer o interesse desses países. Com isso, há um rompimento da percepção imparcial da organização, visto que seu Conselho de Segurança assume uma forma antidemocrática. Um exemplo dessa forma antidemocrática é a guerra da Síria, iniciada em 2011, na qual o Conselho de Segurança não conseguiu estabelecer nenhuma medida de contenção do conflito, pois as medidas que não condiziam com os interesses dos EUA ou da Rússia eram vetadas.

Ele é formado por 15 membros: cinco permanentes, que possuem o direito a veto – Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China – e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por dois anos.

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-o-conselho-de-seguranca-da-onu/

  • De modo geral, nota-se que a bandeira da ONU retrata a união dos povos e simboliza a paz entre os países, no entanto, ao partir para o plano prático, as Nações Unidas acabam apenas perpetuando as relações de poder vigentes no mundo, rompendo com os princípios de neutralidade e de igualdade entre os países.

Questão – Enem 2018

Os objetivos da ONU, de acordo com o disposto no capítulo primeiro de sua Carta, são quatro: 1) manter a paz e segurança internacionais; 2) desenvolver ações amistosas entre as nações, com base no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos; 3) conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário; 4) ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.

GONÇALVES, W. Relações internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (adaptado).

De acordo com os objetivos descritos, o papel do organismo internacional mencionado consiste em

a) Regular o sistema financeiro global

b) Mediar conflitos de ordem geopolítica.

c) Legitimar ações de expansionismo territorial.

d) Promover a padronização de hábitos de consumo.

e) Estabelecer barreiras à circulação de mercadorias.

A alternativa correta é a letra B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.