A Redação na Unicamp no Vestibular 2020 – Proposta 1

A Unicamp tem um dos vestibulares mais famosos e concorridos do país. Além disso, sua possibilidade de proposta de redação é, possivelmente, a mais variada e aberta dentre os concursos e vestibulares no Brasil. Não só os gêneros “formais” (aqueles que aprendemos na escola, como carta, narração e dissertação, por exemplo, sobre os quais já fizemos artigos há algum tempinho) podem ser a escolha dos preparadores da prova, como os mais diversos textos do dia a dia aparecem nas propostas, já que a intenção da universidade é descobrir se o aluno está apto a se comunicar de forma eficiente nos mais variados contextos sociais. Em 2020, por exemplo, quando os candidatos ainda podiam escolher um dentre dois textos, um podcast foi uma das possibilidades. Vamos relembrar:

Primeiramente, não se desespere, aluninho! Caso não conheça o gênero em pauta, normalmente as tarefas indicadas na proposta dão conta de estabelecer um roteiro pra que consiga construí-lo. Mas relembremos, por via das dúvidas, do podcast e o que ele contém. Esse gênero (lembrando que um gênero pode ser falado, escrito e até mesmo uma imagem) cresceu em popularidade nos últimos anos nas plataformas de vídeo (como o YouTube) e de streaming de música e áudio (Deezer, Spotify etc.), podendo tanto ter apenas áudio como áudio e vídeo. Há dois formatos principais mais populares: aquele em que há um convidado e acontece uma entrevista/conversa ou aquele em que o anfitrião (ou anfitriões, quando há mais de um) trata de uma pauta por si só, defendendo seus pontos de vista ou simplesmente relatando fatos para a audiência. No caso do primeiro tema pedido pela Unicamp em 2020, podemos perceber, pelas tarefas, que não há entrevistados e que o apresentador deve desenvolver uma argumentação em um texto escrito previamente acerca do assunto da biodiversidade e da sociodiversidade.

Após compreender bem as tarefas exigidas para o gênero em questão, é hora de ler com atenção os textos motivadores. Na proposta da Unicamp, requer-se uma atenção ainda mais especial, já que é esperado um bom uso da coletânea na correção. No entanto, essa leitura atenta deve transparecer na produção do aluno sem que ele recorra apenas a cópias e/ou paráfrases. Isso acontece quando os textos motivadores despertam no candidato seus posicionamentos e o mesmo insere-os na argumentação, fazendo com que fiquem entrelaçados a suas próprias opiniões. No caso dos excertos da primeira proposta de redação de 2020, há trechos com pontos comuns: os dois primeiros tratam das diversidades do território brasileiro, tanto ambientais quanto sociais. Em seguida, os textos 3 e 4 alertam acerca dos problemas enfrentados pelos biomas brasileiros e como parte importante de nossa diversidade social (a população indígena) também se mostra importante e atrelada à preservação do meio ambiente.

Compreendidas as tarefas do gênero e feita a leitura atenta dos textos motivadores, é hora de escrever o roteiro e construir a argumentação. Por ser um podcast e ter ouvintes, é uma boa ideia começar cumprimentando-os, trazendo a pauta do dia e, a partir daí começar a estabelecer os argumentos. Obviamente, por tratar do respeito à biodiversidade e à sociodiversidade, posições e visões preconceituosas e de desrespeito ao meio ambiente provavelmente não cairão bem no cumprimento de uma das tarefas, que requer que o podcast seja feito para um público ambientalista e que quer conhecer a multiculturalidade e multietnicidade do Brasil. Como nos textos motivadores, mencionar que a bio e a sociodiversidade são benéficas e, ainda mais, se completam, dando exemplos e comprovações, pode ser uma boa estratégia. Por fim, pode haver um convite para o auxílio de todos à preservação ambiental e ao respeito à sociodiversidade, já que ambas são necessárias e auxiliam-se mutuamente. Juntamente com a despedida dos ouvintes, esse pode ser um bom encerramento para o podcast.

O que acharam do tema 1 da redação da Unicamp de 2020? Mais fácil por tratar de um gênero tão popular no momento ou mais difícil por não ser um dos formais aprendidos na escola? Contem tudo pra gente nos comentários e até a próxima!

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A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
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Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917