Aberta Chamada Pública Para Opiniões Sobre Enem Digital

Pouco tempo após assumir o cargo de Ministro da Educação, Cid Gomes anunciou que tinha intenção de criar uma versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio. Na ocasião, declarou inclusive que faria uma chamda pública para iniciar a discussão. Dito e feito. Nesta terça-feira (03), O Ministério da Educação (MEC) publicou consulta pública sobre o “Enem Digital”.

A consulta é feita a partir da resposta de três perguntas elaboradas pelo MEC:

  1. Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)?
  2. Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
  3. Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

Vale esclarecer que qualquer cidadão pode participar. Para fazê-lo, é necessário ter acesso a internet. Basta entrar nesta página, informar o CPF, preencher o código anti-spam e clicar em “Preencher Questionário”. Também é possível anexar arquivos como imagens, documentos etc.

Questionário da Chamada Pública sobre o Enem.
Questionário da Chamada Pública sobre o Enem.

Conforme explicado anteriormente pelo ministro, esta versão online do exame nacional poderia ser aplicada mais de uma vez por ano, em datas pré-determinadas em terminais computadores que seriam disponibilizados publicamente em instituições credenciadas pelo MEC, como universidades públicas e institutos federais, por exemplo.

Ainda segundo Cid Gomes, as universidades poderiam indicar qual edição do Enem seria válida para uso de programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece acesso ao ensino superior público.

As informações coletadas serão utilizadas para auxiliar nas decisões do MEC a respeito do futuro do Enem, mais especificamente sobre sua possível realização pela internet. A consulta pública do MEC ficará aberta a participação até a data de 17 de março.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.