Abertas as inscrições do Vestibular 2014/2015 da UFSM

Na última quarta-feira, 20 de agosto, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Rio Grande do Sul) abriu o prazo de inscrições para seu próximo vestibular.

Os interessados têm até o dia 22 de setembro para realizar sua inscrição na internet, via preenchimento de formulário online na página da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves).

Este vestibular da instituição divide-se em duas modalidades, o processo seletivo único, que corresponde ao vestibular tradicional, e o processo seletivo seriado (PAS), no qual os estudantes são avaliados ao final de cada ano do ensino médio e, ao término deste estágio, aqueles que possuírem os melhores desempenhos serão classificados.

No primeiro caso a taxa de inscrição é de R$ 95,00, enquanto no PAS a taxa é de R$ 45,00. A isenção dos valores da taxa de inscrição poderá ser solicitada até o dia 28 de agosto, na próprio site da Coperves. A única exigência para isso é que os estudantes estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que se enquadrem na Lei de Isenção. O resultado com os isentos sairá no dia 8 de setembro.

As provas do processo seletivo único ocorrerão entre os dias 12 e 14 de dezembro. As provas de habilidades específicas para o curso de música serão aplicadas em 10 e 11 de novembro, enquanto a o teste para aspirantes ao curso de dança está marcado para o dia 22 do mesmo mês.

Esta edição do Vestibular UFSM preencherá 4.666 vagas divididas em 105 cursos, cujas aulas terão início no primeiro semestre de 2015. Metade deste total de vagas está reservada para cotistas, de acordo com a Lei de Cotas de Agosto de 2012.

UFSM e Enem

A universidade possibilita aos candidatos utilizarem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para complementar a nota do vestibular. Aqueles que prestaram as edições de 2012, 2013 ou que farão o Enem neste ano poderão optar por utilizar a média da pontuação das cinco provas do exame para compor 20% da nota final do processo seletivo da UFSM.

Vale ressaltar, entretanto, que o Enem gerou polêmica na instituição em 2014. Após decidir adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do exame como único critério de seleção, substituindo o vestibular, a UFMS teve tal decisão anulada pela justiça.

Representantes da instituição entraram com recurso para revalidar a adesão integral ao Sisu, porém o mesmo foi negado (veja a matéria). A decisão é válida para 2015, motivo pelo qual o processo seletivo continuará sendo aplicado, pelo menos por mais este ano.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.