Abertas as Inscrições no Prouni 2016/2 – Saiba Como Participar

Foram abertas, a partir das 0h desta terça-feira (07), as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni 2016/2), que oferta 125.442 bolsas de estudo em 22.967 cursos de 901 instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer os candidatos devem atender a uma série de exigências: possuir certificado de conclusão do ensino médio; não ter formação em curso de graduação; ter realizado todo o ensino médio na rede pública ou em escola privada como bolsista integral; comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas parciais e de no máximo 1,5 salário per capta para bolsas integrais.

Alén disso, para poder se inscrever é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido média mínima de 450 pontos nas provas, além de nota maior que zero na redação. O desempenho no Enem será usado como único critério para seleção dos candidatos.

O processo de inscrição é online, no sistema informatizado do programa (prounialuno.mec.gov.br). Para acessá-lo é preciso informar o número de inscrição e senha do Enem 2015. Após logar na página do Prouni, o candidato passará por quatro etapas: preenchimento de dados pessoais; questionário de formação escolar; grupo familiar e finalmente as opções de bolsa.

inscricao_prouni

Na última etapa, que consiste na inscrição de fato, o candidato poderá escolher até duas opções de curso/instituição/turno para concorrer a bolsa de estudos. As inscrições serão feitas em ordem de preferência, sendo que poderão ser alteradas a qualquer tempo durante esta fase do programa, que encerrará às 23h59 da sexta-feira (10).

Durante o período de inscrições o Prouni irá atualizar, a partir da meia noite de cada dia, a classificação parcial e a nota de corte referentes ao dia anterior, para que os concorrentes possam ter uma referência para avaliar suas possibilidades em cada opção.

Encerrada esta etapa, o Prouni 2016/2 divulgará o resultado em dois momentos: a primeira chamada, que sairá em 13 de junho, com comprovação de informações até o dia 20 seguinte, e a segunda convocação, prevista para o dia 27 do mesmo mês, com prazo para entrega da documentação até 1º de julho.

Quem for reprovado nas duas opções ou somente na primeira escolha de curso poderá se cadastrar na lista de espera do programa, entre 8 e 11 de julho. A confirmação do benefício para estes candidatos será nos dias 18 e 19.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.