Abertas as Inscrições no Sisu 2016.2 – Veja as Regras

Foram abertas, às 0h desta segunda-feira (30), as inscrições para o segundo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2016.2. Pode concorrer às mais de 56 mil vagas qualquer estudante que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido pontuação maior que zero na redação.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente na página do Sisu na internet (sisu.mec.gov.br). Ao ir para a opção “Fazer inscrição”, o candidato deverá entrar no sistema com o número de inscrição e senha do Enem 2015. Quem perdeu a senha poderá recuperá-la seguindo estas orientações.

Já no primeiro acesso será preciso confirmar as informações de contato (e-mail e celular). O passo seguinte já o processo de inscrição propriamente dito. Cada participante pode se candidatar a até duas opções de carreira, em ordem de preferência. Basta fazer a busca por município, instituição ou curso e depois confirmar a inscrição, lembrando que também é necessário escolher a modalidade de concorrência (geral ou cotista).

opcoes_sisu

Vale lembrar que cada instituição utiliza pesos diferenciados para cada uma das notas do Enem conforme o curso escolhido. Por esse motivo, a nota do candidato não será necessariamente a mesma para diferentes cursos numa mesma universidade, bem como pode variar num mesmo curso para diferentes instituições.

Outra situação que pode é ocorrer é que o candidato não tenha atingido a nota mínima para poder concorrer a uma opção de curso numa determinada universidade. Nesses casos o sistema irá exibir a mensagem “Você não possui nota mínima”.

Durante o período de inscrições, que segue até às 23h59 de 2 de junho, quinta-feira, o sistema atualizará, a partir das 0h de cada dia, a nota de corte – pontuação mínima para figurar entre os virtuais selecionados – e também a classificação parcial. Com base nessas informações, os candidatos poderão alterar suas opções de curso quantas vezes quiserem até o final do prazo.

Depois do encerramento desta fase, a etapa seguinte consiste na Chamada Regular, que nada mais é do que a divulgação do resultado com a lista de aprovados no sistema, que ocorrerá no dia 6 de junho. O prazo para os selecionados comparecerem na instituição para entrega dos documentos e confirmação da matrícula vai do dia 10 ao 14 do mesmo mês.

Quem não for aprovado poderá confirmar participação na lista de espera do Sisu 2016.2, no período entre 10 e 14 de junho. As convocações dos candidatos da lista começarão a partir do dia 26 seguinte.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.