Abertas as Inscrições Para Esta Edição do Pism da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no estado de Minas Gerais, abriu o prazo de inscrições para a edição deste ano do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), para a ocupação de 1.411 vagas em 69 cursos de graduação, oferecidos nos campi do próprio município sede e também em Governador Valadares.

O prazo segue aberto até o dia 22 de outubro. Para se inscrever o estudante deve acessar o Portal do Pism e completar a ficha online, além de pagar a taxa no valor de R$ 110 exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, até 23 do mesmo mês. Vale esclarecer que a escolha do curso só é feita pelos candidatos da terceira etapa, sendo que os dos anos iniciais do ensino médio apenas se inscrevem e fazem as avaliações.

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro para os participantes dos três módulos do processo seletivo. Além das cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares, os candidatos também poderão optar por realizar as avaliações em Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda (RJ).

A nota final dos concorrentes do último estágio será calculada com base no desempenho calculado utilizando o seguinte critério: Módulo I com peso 2, Módulo II com peso 3 e Módulo III com peso 5. O resultado final com a relação de aprovados nesta etapa será divulgado no dia 1º de fevereiro, enquanto a nota dos estudantes das outras fases será divulgada em 17 de março.

De acordo com o coordenador geral de processos seletivos, Edson Vieira da Fonseca Faria, as provas do Pism que até então eram realizadas em três dias foi reduzida para apenas dois para se aproximar ao formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

Sabemos que escolas e candidatos ficam hoje muito divididos entre se preparar para o Pism ou para o Enem, e nossa intenção é diminuir a distância entre um modelo e outro.

O Pism é responsável pela ocupação de 30% das entradas na UFJF para o ano que vem, sendo o restante preenchido pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Fonte: ufjf.br

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.