Abertas as Inscrições Para o Fies 2016 – Saiba Como se Inscrever

Teve início, nesta terça-feira (26), o período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa oferece contratos para custeio de percentual da mensalidade nas faculdades particulares participantes a juros baixos.

É importante conhecer e compreender os critérios e regras exigidos para participar do Fies:

  • Não possuir formação em curso superior.
  • Ter renda familiar mensal bruta de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação diferente de zero.

No caso do candidato que não prestou o Exame Nacional do Ensino Médio, será permitida a participação no Fies em uma das duas situações abaixo:

  1. Tenha concluído o ensino médio antes de 2010.
  2. Seja professores do quadro permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, desde que se inscreva em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação.

Como Fazer a Inscrição no Fies?

Os interessados em participar do processo seletivo devem fazer sua inscrição gratuitamente no site Fies Seleção, até as 23h59 da sexta-feira (29). Quem estiver acessando o sistema pela primeira vez terá que fazer um breve cadastro que exige CPF e data de nascimento, além de informações pessoais e dos familiares. Após esta etapa, será o momento de fazer a escolha de apenas um curso e turno disponíveis nesta edição.

A partir desta quarta-feira (27), o Fies Seleção atualizará a nota de corte parcial – menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados – para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso. Baseado nessa informação o concorrente poderá alterar sua inscrição enquanto o prazo estiver aberto.

Conforme o calendário, depois do encerramento desta etapa o próximo evento é a liberação da relação de aprovados na chamada única, juntamente com a lista de espera, ambos previstos para a data de 1º de fevereiro.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.