Abertas as inscrições para o vestibular de 2021 da Unicamp

Em virtude da pandemia da COVID-19, diversas situações em nosso dia a dia estão diferentes. Com os vestibulares também são necessárias algumas mudanças, de modo a respeitar as normas de distanciamento social. A Unicamp abriu nesta quinta-feira (30/07) as inscrições para seu vestibular, e anunciou diversas mudanças nas provas e regulamentos, de modo a adaptar-se às novas necessidades. Desta maneira, você verá a seguir as principais datas referentes ao vestibular da Unicamp e também as mudanças ocorridas em função da situação que estamos vivendo.

Inscrições para o vestibular 2021 da Unicamp

As inscrições para o vestibular 2021 da Unicamp estão abertos desde 30/07 e estarão disponíveis até o dia 08/09. Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar a página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp –Comvest (acesse a página da Comvest clicando neste link!). O valor da taxa de inscrição é de R$ 170,00 e deve ser pago até a data limite de 10/09. Ao todo, serão ofertadas 3234 vagas em 69 cursos diferentes.

Data de aplicação das provas

A data de aplicação das provas foi uma das alterações realizadas pela Comvest. Com o objetivo de diminuir a quantidade de estudantes nas escolas, as provas da primeira fase serão aplicadas em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato. Desta forma, os candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e Exatas/Tecnológicas realizarão a prova no dia 6 de janeiro (quarta-feira). Já os candidatos pertencentes ao grupo de Ciências Biológicas/Saúde realizarão a prova no dia 7 de janeiro (quinta-feira).

As provas da segunda fase não sofrerão alteração em seu formato, sendo aplicadas em dois dias para todos os candidatos. A segunda fase do vestibular da Unicamp será nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2021.

Matrículas e início das aulas

Para os candidatos aprovados no referido exame, a matrícula será realizada no dia 15 de março de 2021, nas unidades de ensino. As aulas terão início no mesmo dia (15 de março). As listas se segunda chamada e posteriores serão divulgadas a partir do dia 17 de março de 2021.

Mudanças no exame e processo de seleção

Como mencionamos no início da postagem, tanto o processo de seleção quanto a prova do vestibular da Unicamp passaram por mudanças. Além da aplicação em dois dias diferentes, a prova da primeira fase do vestibular foi reduzida de 90 para 72 questões e, consequentemente, seu tempo de duração foi reduzido de 5 para 4 horas. O número de obras de leitura obrigatória foi reduzido de 12 para 7 obras, em função da dificuldade para acessar as obras pelos estudantes. O número de locais de aplicação também foi aumentado, com o objetivo de diminuir a aglomeração de estudantes durante a aplicação das provas.

Sobre o processo de seleção, as vagas previstas para o edital Enem-Unicamp não serão ofertadas, em função da mudança no calendário do Enem 2021. No entanto, foi informado pela Comvest que serão mantidos os percentuais de reserva de vagas para os candidatos de escola pública e candidatos autodeclarados pretos e pardos, que estavam previstos no edital Enem-Unicamp.

Desta maneira, algumas modificações foram realizadas no processo de seleção e também nas provas da Unicamp, de modo a adaptar o processo de seleção à nossa situação atual. Portanto, prepare-se!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!