Abertas as Inscrições Para o Vestibular Fuvest 2016 (USP)

Estão abertas, desde esta sexta-feira (21), as inscrições para o Vestibular 2016 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), responsável pela organização do processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP).

Esta edição oferece um total de 9.568 vagas em 249 cursos de graduação distribuídos nos oito campi no estado de São Paulo, nos municípios de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. Além disso, a seleção também preencherá 120 postos no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A inscrição deve ser realizada diretamente na página da Fuvest na internet, até o próximo dia 9 de setembro. Os candidatos deverão preencher formulário informando, entre outros dados, o número do CPF e do documento de identidade (RG). A taxa é de R$ 145 e deve ser quitada até 10 de setembro. Interessados poderão solicitar a isenção deste valor no mesmo site, sendo que neste caso o programa de inscrição solicitará os dados necessários.

Com relação ao processo seletivo, será divido em duas fases. A primeira será aplicada em 29 de novembro, contando com 90 questões das disciplinas de língua portuguesa, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Já a segunda etapa ocorrerá em 10, 11 e 12 de janeiro de 2016, trazendo questões discursivas mais a redação.

Vale mencionar que os participantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública podem aderir ao “Sistema de Pontuação Acrescida”, através do qual receberão bônus na nota da primeira fase e também na pontuação final.

O resultado final com a lista dos aprovados em primeira chamada no Vestibular Fuvest 2016 sairá em 2 de fevereiro.

USP, Enem e Sisu

Além do vestibular tradicional da Fuvest, a partir deste próximo processo seletivo a USP anunciou adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação e que utiliza exclusivamente as notas do Enem como critério de classificação dos estudantes. Vale esclarecer que nem todos os cursos utilizarão o sistema. Veja esta matéria para compreender a distribuição de vagas da universidade no Sisu.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.