Já estão abertas as inscrições para o Enem 2017 PPL – Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade. Até 20 de outubro presidiários e jovens que cumprem medidas socioeducativas em instituições educaionais poderão se candidatar para participar desta edição especial.
Conforme regras do Edital publicado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e disponível aqui, as inscrições devem ser feitas neste sistema online pelo responsável pedagógico, funcionário designado para cadastrar todos os interessados de uma unidade educacional ou prisional.
Vale mencionar, ainda segundo as normas, que podem participar do Enem PPL somente candidatos oriundos de instituições que firmaram o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos com o Instituto, lembrando que o prazo para isso segue aberto até esta sexta-feira, 13 de outubro.
Os participantes desta edição que já possuem diploma do ensino médio poderão utilizar as notas do exame para concorrer a vagas no ensino superior por meio de programas do Governo Federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Será o responsável pedagógico que fará o acompanhamento das inscrições, conferência dos resultados e inscrições nos respectivos programas que usam o Enem.
Assim como ocorrerá na primeira aplicação do Enem 2017, para os demais candidatos, não será possível usar as notas do exame para certificação do Ensino Médio. Neste caso os privados de liberdade poderão prestar o Exame Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Provas do Enem PPL 2017
Neste ano as provas serão aplicadas em 12 e 13 de dezembro, uma terça e quarta-feira, respectivamente. No primeiro dia serão 90 questões das áreas de Linguagens e Códigos mais Ciências Humanas, além da redação, no horário entre 13h30min e 19h. Na segunda data a prova trará mais 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, das 13h30min às 18h.