Abstenção, Eliminados, Veja Dados do Primeiro dia do Enem 2017

Após às 19h deste domingo, com o encerramento do primeiro dia de provas do Enem 2017, representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram dados oficiais do exame em coletiva de imprensa realizada em Brasília.

De acordo com os números, o índice de candidatos eliminados foi baixo, com apenas 273 desclassificações em comparação com 3.942 no primeiro dia do ano passado. Dessa quantidade de eliminações, 264 foram por descumprimento de regras gerais e outros 9 por portar objetos proibidos pegos pelo detector de metais.

Já a taxa de abstenção, que consiste na porcentagem de candidatos faltosos no primeiro dia de provas, manteve uma média aproximada em relação a edições anteriores: 30,2% dos 6.731.344 participantes não compareceram as provas no primeiro domingo. Ainda segundo MEC e Inep, metade destes faltantes sequer acessou o cartão de confirmação de inscrição digital, que entre outros dados confirma o local de realização das provas.

É importante reafirmar que, segundo definido no Edital do Enem 2017, os participantes que têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição que não compareceram para a realização das provas nos dois dias de aplicação e não justificarem essa ausência no sistema de inscrição do Enem 2018, com apresentação de documento legal que justifique a falta, não terão direito a nova isenção.

Em nota, o instituto reforçou que essa medida foi tomada no sentido de reduzir o prejuízo causado pelos candidatos que não comparecem as provas do Enem. Na edição de 2016, por exemplo, aproximadamente metade dos isentos (que tiveram a inscrição gratuita) faltaram, gerando um custo de R$ 226 milhões para os cofres públicos.

Por fim, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, concluiu que as novas medidas de segurança adotadas pelo Inep neste ano garantiram a tranquilidade e segurança para realização do primeiro domingo de provas:

O clima foi de normalidade, praticamente uniforme no Brasil como um todo. Foram poucos casos e situações que exigem uma atenção operacional a mais por parte dos consórcios e de todo o Ministério da Educação, que está mobilizado, via Inep, para a aplicação do Enem 2017.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.