Álcoois e ácidos carboxílicos no Enem

Há pouco tempo atrás, estudamos em nossas postagens sobre as funções orgânicas éster e éter, mostrando a diferença entre essas funções e também a importância de cada uma para a química (relembre esta postagem clicando aqui!) A seguir, trataremos sobre mais duas importantes funções orgânicas cobradas no Enem: os álcoois e os ácidos carboxílicos. Ao final, mostraremos uma questão retirada de provas anteriores do Enem, demonstrando como o assunto de hoje costuma ser abordado durante o exame.

Álcoois

Os álcoois são compostos muito utilizados em nosso dia a dia, seja como combustível, produtos de limpeza e desinfecção. Podemos identificar os álcoois de maneira simples, pela presença de um grupo hidroxila (OH) ligados a um carbono saturado. Para realizar a nomenclatura dos álcoois, utilizamos praticamente a mesma nomenclatura dos hidrocarbonetos (você pode acessar nosso artigo sobre nomenclatura dos hidrocarbonetos clicando neste link). No entanto, enquanto os hidrocarbonetos apresentam o sufixo “o” em seu final, os álcoois são caracterizados pelo sufixo “ol”.

Outro conteúdo importante sobre os álcoois é a sua classificação, que pode ser realizada em relação a qual carbono a hidroxila está ligada, ou também de acordo com o número de hidroxilas na cadeia.

  • Em relação ao carbono ligado à hidroxila: os álcoois podem ser primários, secundários e terciários. Os primários são aqueles que a hidroxila está ligada a um carbono primário. Já os álcoois secundários e terciários são aqueles em que a hidroxila está ligada aos carbonos secundários e terciários, respectivamente.
  • Em relação ao número de hidroxilas na cadeia: quando avaliamos o número de hidroxilas do composto, podemos ter um monoálcool ou um poliálcool. Um monoálcool é um álcool que apresenta apenas uma hidroxila em sua estrutura, enquanto um poliálcool pode apresentar duas ou mais hidroxilas em sua composição.

Ácido carboxílico

Por sua vez, os ácidos carboxílicos são aqueles compostos que apresentam um grupo carboxila em sua estrutura molecular (COOH). As carboxilas são resultantes da união entre um grupo carbonila (CO) e um grupo hidroxila OH).

Da mesma forma que os álcoois, grande parte do nome dos ácidos carboxílicos é constituída da mesma forma que os hidrocarbonetos. No entanto, devemos adicionar sempre o termo “ácido” no início do nome, e o sufixo final será “oico”. Podemos adicionar ainda os radicais referentes ao número de carboxilas presentes no composto, que devem estar posicionadas antes do sufixo “oico”.

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo é normalmente cobrado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do próprio exame, que envolve os conteúdos abordados na postagem de hoje.

A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está mostrada a seguir.

O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente,

a) ácido benzoico e etanol.

b) ácido propanoico e hexanol.

c) ácido fenilacético e metanol.

d) ácido propiônico e cicloexanol.

e) ácido acético e álcool benzílico.

Alternativa correta: a.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!