Análise das inscrições no Sisu 2021/1

Como você já deve saber, hoje é o penúltimo dia para realizar a inscrição no primeiro semestre do Sisu 2021. Ao se inscrever no programa, você terá a oportunidade de concorrer a uma vaga nas principais instituições públicas de ensino do país. Como estamos no penúltimo dia, vamos trazer a seguir algumas informações sobre o andamento do programa, assim como algumas dicas finais para a realização da sua inscrição.

Datas e procedimento de inscrição no Sisu 2021

Já comentamos os detalhes das datas anteriormente (você pode conferir através deste link as principais datas referentes ao Sisu 2021/1). Para realizar a inscrição no Sisu 2021/1, é necessário acessar a página do Sisu e realizar o login com os mesmos dados utilizados durante o Enem.

Total de vagas

No primeiro semestre de 2021, o Sisu está oferecendo 206 609 vagas em 5 571 cursos de graduação em todo o país. Entre universidades federais e estaduais, institutos e centros federais, participam desta edição do Sisu 109 instituições públicas de educação superior! Você pode conferir as vagas disponíveis de acordo com a lista de cursos, instituições e municípios através deste link!

Notas de Corte

No mesmo link do tópico anterior, ao escolher um dos cursos disponíveis você encontrará também a nota de corte parcial do curso, para cada uma das cotas e vagas de ampla concorrência. É importante ressaltar que as notas de corte parciais não são decisivas, servindo apenas como um parâmetro para os alunos que desejam participar do processo de seleção. Além disso, após as mudanças feitas pelo Ministério da Educação, é provável que a nota de corte final seja menor do que as notas parciais, mas não podemos afirmar que essa diminuição irá ocorrer, assim como não conseguimos prever de quanto será essa redução.

Dicas para os participantes

Se você está participando pela primeira vez de uma edição do Sisu, é normal que existam dúvidas e você não tenha certeza se fez as escolhas corretas para as suas opções de curso (talvez ainda não tenha decidido qual curso escolher!) Baseado nisso, daremos a seguir algumas dicas que possuem como objetivo facilitar (ou organizar) o seu difícil processo de escolha:

  • Avalie a nota de corte todos os dias: Apesar da provável redução das notas de corte finais em relação às parciais, essas notas parciais são os únicos parâmetros que temos para avaliar a nossa classificação. Assim, acesse a página do Sisu todos os dias e verifique as alterações das notas de corte, avaliando também se a sua nota é suficiente para a situação.
  • Verifique os pesos de cada competência para os cursos de seu interesse: Se a sua nota está abaixo das notas de corte parciais, uma alternativa interessante é verificar os pesos que cada instituição define para o seu curso de interesse. Você pode verificar esses pesos e avaliar a sua nota, priorizando instituições que valorizem mais as categorias em que você obteve as maiores notas.
  • Conheça as localidades e instituições que você deseja se inscrever: Se você vai se inscrever em uma universidade distante da sua cidade (ou estado) e não conhece sobre o local, é muito importante pesquisar sobre a cidade e também sobre a universidade antes de se inscrever. Grupos relacionados à universidade podem te ajudar neste assunto, uma vez que a maioria das instituições que participam do Sisu contam com diversos alunos de outras cidades e estados. Portanto, não deixe de perguntar!
  • Lembre-se das outras chamadas: O Sisu costuma contar com diversas chamadas para o preenchimento de vagas, que não foram ocupadas por alunos durante as primeiras chamadas. Portanto, se você deseja uma vaga em uma instituição ou cidade específica e sua nota está muito próxima do corte, pode ser uma alternativa apostar nesta instituição, uma vez que as notas costumam diminuir.

Nota: Prorrogação dos prazos do Sisu 2021/1

As inscrições do Sisu 2021/1, que deveriam se encerrar na última sexta-feira (09/04), foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (14/04), em uma decisão do Ministério da Educação. Em função deste adiamento, os resultados do Sisu serão divulgados no dia 16/04 e o prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera será entre os dias 16/04 e 23/04. Não foi informada uma justificativa para essa ação, mas traremos quaisquer novas informações!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/