Análise das questões de matemática do Enem 2020

Depois de finalizar a prova do Enem (pelo menos aqueles que responderam a prova impressa do Enem, já que ainda faltam a prova digital e a segunda aplicação/ Enem para Pessoas Privadas de Liberdade), é hora de conferir e analisar as questões da prova, que podem servir para avaliar o seu desempenho no exame (mesmo não sendo possível determinar a nota final, você poderá ter uma base) ou ainda servir como preparação, para os alunos que prestarão as provas do Enem 2021 ou mesmo as do Enem 2020 ainda não realizadas.

Já conferimos aqui, no portal InfoEnem, os comentários sobre as questões de química e física da prova do Enem (você pode conferir estes comentários clicando neste link!) Diante disso, vamos apresentar a seguir uma análise das questões de matemática da prova impressa do Enem 2020!

Análise e comentários sobre a prova de matemática do Enem 2020

Como você deve saber, a prova de matemática do Enem 2020 teve o mesmo número de questões que as provas dos anos anteriores, sendo composta por 90 questões. Assim como aconteceu para as questões de química e física, podemos dizer que as questões de matemática do Enem 2020 não tiveram grandes variações em relação aos anos anteriores! Desta maneira, você que se preparou utilizando as questões resolvidas de provas anteriores pode ter se saído muito bem!

Apesar de manter o modelo de um ano para outro, podemos perceber pequenas variações na prova de 2020 do Enem. A primeira mudança é a ausência de questões que envolvam funções do segundo grau, que normalmente aparecem com frequência no exame. Além disso, a prova também apresentou uma questão de assunto inédito, que utiliza uma inequação modular. Todavia, um aluno devidamente preparado conseguiu superar a questão com facilidade. Confira a questão de assunto inédito do Enem:

Uma casa de dois andares está sendo projetada. É necessário incluir no projeto a construção de uma escada para o acesso ao segundo andar. Para o cálculo das dimensões dos degraus utilizam-se as regras:

|2h + b − 63,5| ≤ 1,5 e 16 ≤ h ≤ 19,

nas quais h é a altura do degrau (denominada espelho) e b é a profundidade da pisada, como mostra a figura. Por conveniência, escolheu-se a altura do degrau como sendo h = 16. As unidades de h e b estão em centímetro.

Nesse caso, o mais amplo intervalo numérico ao qual a profundidade da pisada (b) deve pertencer, para que as regras sejam satisfeitas é”

a) 30 ≤ b

b) 30 ≤ b ≤ 31,5

c) 30 ≤ b ≤ 33

d) 31,5 ≤ b ≤ 33

e) b ≤ 33

Alternativa correta: c.

Desta forma, apesar de pequenas mudanças nas questões do exame, podemos afirmar que a prova de matemática do Enem de 2020 seguiu os mesmos moldes dos anos anteriores, apresentando questões extensas, que prezam pela capacidade de raciocínio do aluno e utilizam também diversos recursos do nosso dia a dia para contextualizar as questões, como ocorreu em uma das questões, que utilizava falas do filme Harry Potter. Portanto, se você deseja se preparar para as provas do Enem, resolver a prova de 2020 continua sendo uma ótima opção, assim como ocorreu para os anos anteriores!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!