Análise de Tema de Redação – ENEM 2008

 Oi, leitores do InfoEnem! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Falta, exatamente, um mês para o ENEM 2013 e a expectativa deve estar controlada, pessoal! Estudem o quanto puderem, pois isso traz segurança. Quem puder passar a escrever, neste momento, mais de uma redação por semana, intensificará os preparativos para a prova de produção textual.

Vale avisá-los que estaremos a postos no fim de semana do ENEM 2013 (26 e 27 de outubro) e que assim que divulgarem o tema da redação publicaremos um artigo sobre ela, comentando e analisando os textos motivadores e o que poderia ter sido escrito.

Hoje, abordaremos o tema da redação do ENEM 2008 cujo tema foi Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar?, que foi uma proposta diferente de todas as demais, pois orientava que o candidato escolhesse uma das três ações acima a respeito da preservação da floresta Amazônica. Vejamos a proposta para entendermos melhor.

 O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

1 – suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;

2 – efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;

3 – aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.

Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

 

A coletânea da proposta de redação do ENEM 2008 é composta, apenas, de um texto motivador que explica como funciona o ciclo hidrológico (referente à hidrologia: estudo da distribuição, dos movimentos e das propriedades das águas da superfície da Terra) amazônico e sua importância para as chuvas e, consequentemente, para a economia agrícola de estados brasileiros como Mato Grosso e São Paulo e de países como a Argentina, relembrando a luta de Chico Mendes em defesa da floresta e do trabalho dos seringueiros (trabalhadores da extração do látex).

O texto motivador explica como os isótopos de oxigênio e a luta dos seringueiros no Acre, estado da região norte brasileira, estão relacionados, já que o cientista Eneas Salati atestou que a Amazônia produz a maior parte de sua própria chuva e por isso e por outros tantos fatores que o desmatamento é muito prejudicial à floresta, pois ele atrapalha o ciclo hidrológico que não só é fundamental para a região amazônica como também para a produção agrícola de Mato Grosso, São Paulo e até mesmo o norte da Argentina. Safras de cana de açúcar, soja e a geração da energia hidrelética (dependente da chuvas) depende da máquina de chuvas da Amazônia.

Compreender adequadamente este texto motivador é essencial para atender a proposta, o que faz dela uma proposta interdisciplinar, pois envolve conhecimentos de geografia, biologia, química e história, já que faz menção à luta de Chico Mendes. Assim, para cumprir a segunda competência da grade de correção (aplicar dados de várias áreas do conhecimento), o candidato deveria recorrer ao o que aprendeu em sala de aula em todas as disciplinas mencionadas acima.

O enunciado da proposta do ENEM 2008 orientava que o candidato escolhesse uma das ações sugeridas para manter a “máquina de chuvas da Amazônia” e que na redação, uma dissertação-argumentativa, ressaltasse as possibilidades e as limitações da ação escolhida, ou seja, abordasse a praticidade, os prós e os contras da ação escolhida.

É importante frisar que o enunciado é bem claro: uma ação deve ser escolhida, portanto, o candidato que abordasse mais de uma ação teria o texto prejudicado ou até anulado, já que abordando mais de uma ação não estaria cumprindo, obedecendo a proposta de redação.

A primeira ação sugerida é suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas, o que provocaria uma verdadeira briga com uma parte dos produtores rurais daquela região (semelhante ao o que ocorreu com o Código Florestal recentemente) e sua bancada governamental (já que todos os segmentos da sociedade possuem representantes políticos) e demandaria um enorme estudo acerca das possíveis áreas de extração sustentável.

A segunda sugestão é efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais, o que poderia gerar uma dívida grande com os bancos e fundos internacionais, por exemplo e a terceira e última ação é aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados, o que demandaria um aumento no número de fiscais, pois sabemos que até hoje esta quantidade não é suficiente e uma mudança na lei, já que a proposta prevê multas e sanções.

Foi uma proposta muito interessante que exigiu conhecimentos escolares e de atualidades. Veja, o próprio ENEM sugeriu as possíveis propostas de intervenção social sobre este tema, bastava o candidato desenvolvê-las, aprofundá-las e discuti-las.

Na próxima semana, analisaremos a proposta de redação do ENEM 2009, cujo tema foi O indivíduo frente à ética nacional, que pode ser acessada através do link http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/dia2_caderno7.pdf

Até lá!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

 
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

Veja mais artigos da professora Camila

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