Nesta terça-feira (19) teve início a aplicação do Encceja 2017 PPL – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, para retirada dos certificados do ensino fundamental e ensino médio.
Conforme o Edital do exame, a realização desta terça-feira será para os candidatos que pretendem retirar o diploma do ensino fundamental, enquanto as provas de amanhã (20) são para aqueles que querem certificar o ensino médio.
Em ambas as datas a avaliação é aplicada em dois períodos, sempre seguindo a hora oficial de Brasília: matutino, com início às 9h e encerramento às 13h, e depois no vespertino, começando às 15h e terminando às 20h.
Vale mencionar ainda que, nestes mesmos dois dias, haverá da edição regular do Encceja 2017 para 22 participantes afetados por questões logísticas no dia 19 de novembro. O resultado da edição para tais participantes sairá juntamente com o boletim individual da edição para pessoas privadas de liberdade.
Para ter direito a obter a certificação, segundo as regras do exame (veja aqui), é necessário atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. Quem obter tal pontuação em apenas algumas áreas poderá solicitar a declaração de proficiência.
Fruto de uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Encceja 2017 PPL será realizado por mais de 73,7 mil jovens sob medida socioeducativa ou encarcerados em 1.323 unidades prisionais e educacionais localizadas de 699 municípios.
Fonte: Portal Inep