Aplicação do Encceja 2018 PPL Encerrou Nesta Quarta (19)

Nesta quarta-feira (19) o Ministério da Educação (MEC) encerrou a aplicação do Encceja 2018 PPL – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – para mais de 80,6 mil participantes de todo o Brasil.

A realização do exame, que tem como finalidade possibilitar a busca da certificação do ensino fundamental e ensino médio para pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada, teve início nesta terça-feira (18) com as provas para candidatos que querem o diploma do fundamental, os quais resolveram itens das seguintes áreas: Ciências Naturais; História e Geografia; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.

Já na data de hoje foi a vez daqueles que aspiram a conclusão do ensino médio, que fizeram os testes referente as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

Em ambas as modalidades do Encceja (fundamental ou médio), o formato da prova é de 120 questões de múltipla escolha com distribuição de 30 para cada área do conhecimento descrita anteriormente, bem como a proposta de redação. A aplicação foi feita em dois períodos, matutino e vespertino, de forma que no período da manhã aconteceu entre 9h e 13h, e a tarde iniciou às 15h e avançou até às 20h.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC e responsável pela organização dos principais exames do país como o próprio Encceja e o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, ao todo esta edição PPL conta com 80.683 candidatos, sendo 71.115 do sistema prisional e 9.568 do sistema socioeducativo.

Vale mencionar ainda que, além destes, mais 65 pessoas que realizaram a aplicação regular do Encceja 2018, em 5 de agosto, também foram submetidos a realização deste meio de semana, uma vez que tiveram que refazer as provas por conta questões logísticas na primeira data.

Com relação aos locais de prova, no total 1.041 unidades prisionais e 324 unidades socioeducativas de 701 municípios abriram suas portas para aplicação da avaliação aos adultos carcerários e jovens que cumprem medidas.

Regras Para Certificação São as Mesmas do Encceja Nacional

As regras para certificação na edição PPL são as mesmas do Encceja Nacional. Tanto para os candidatos que pleiteiam o diploma do ensino fundamental quanto para os que desejam o do ensino médio, é preciso obter a seguinte pontuação, conforme nota de esclarecimento publicada pela assessoria de comunicação social do Inep:

Será certificado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de cinco pontos na prova de redação adicionalmente à nota mínima em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física; no caso do Ensino Fundamental; e em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; no caso do Ensino Médio.

A entrada da documentação para retirada do certificado junto a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal será feita pelo representante da unidade prisional ou instituição na qual o candidato cumpre pena ou medida socioeducativa.

Aquele que atingir a nota mínima exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas, poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência. Por meio desta esse candidato fica isento de prestar a referida ou as referidas áreas em edições futuras do Encceja, necessitando obter pontuação apenas naquelas cujo desempenho não foi alcançado.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.