Após Aplicação do Encceja 2017, Saiba as Próximas Etapas

Durante este domingo (19) ocorreu a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) para mais de 1,5 milhão de candidatos por todo o país (saiba mais).

Após a passagem das provas, confira quais as próximas etapas para quem realizou a avaliação e deseja retirar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pela organização do exame.

Gabarito e Resultado do Encceja 2017

O primeiro evento importante será a publicação do gabarito oficial e também do resultado individual. Segundo o Edital e calendário desta edição, o gabarito com a lista de respostas corretas para cada prova sairá até 1º de dezembro, no Portal do Inep. Já o resultado com as notas do Encceja será disponibilizado na Página do Participante em data a ser confirmada em breve. Assim que for informada divulgaremos aqui no infoEnem.

Confira se Atingiu a Pontuação Necessária

De acordo com as regras para certificação, será considerado apto a retirar o diploma aquele candidato que obtiver nota mínima de 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento do exame. Confira aqui quais são as áreas da avaliação para certificação do ensino médio e quais as áreas para o ensino fundamental.

Retirada do Cerificado

Após consultar o resultado com seu boletim de desempenho, o estudante que obteve a pontuação necessária para retirar o certificado deverá entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação ou com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia para se informar sobre os procedimentos e documentos exigidos para emissão do diploma.

Declaração Parcial de Proficiência

Quem não conseguiu a nota mínima em todas as áreas mas em pelo menos uma delas, poderá solicitar a declaração parcial de proficiência. Isso nada mais é do que um documento que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja. Com ele em mãos, numa próxima edição o candidato não precisará obter as notas mínimas nas áreas para as quais já possui a declaração parcial. Sua retirada também deve ser feita nos institutos federais ou secretarias estaduais de educação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.