Apostilas Enem 2014 do infoEnem serão lançadas amanhã

Faltam menos de 24h! Nossas Apostilas preparatórias para o Enem 2014 serão lançadas amanhã. O material já está pronto e podemos afirmar, sem nenhum receio, que é o melhor material para quem pretende arrebentar na próxima edição do exame.

Cumprimos a risca nossa proposta de oferecer Apostilas que foquem no modelo da prova do Enem e proporcionem uma preparação especializada aos estudantes. Para isso, reunimos 4 apostilas que têm como conteúdo as últimas 5 edições do exame (2009 a 2013), resolvidas e comentadas.

Ao todo são 920 questões resolvidas e comentadas por uma equipe de professores que dá inveja a qualquer escola ou cursinho do país.

E antes do lançamento oficial, que tal uma última amostra da qualidade do nosso material? Para finalizar com chave de ouro, uma questão que apareceu no Enem 2013, resolvida por Annelize Aragão, formada e mestra pela Unicamp, responsável por todas as questões de biologia das apostilas infoEnem.

Questão 69 – Caderno Branco – Enem 2013

A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a)Lisossomo.
b)Mitocôndria.
c)Peroxissomo.
d)Complexo golgiense.
e)Retículo endoplasmático.

Resolução e comentário (por Annelize Aragão)

Alternativa B

Novamente uma questão envolvendo Biotecnologia. Através desse tipo de questão, o Enem tem exigido que os professores e alunos estejam sempre atualizados nesses temas.

Nessa pergunta é abordado o tema da tecnologia do DNA recombinante. Em resumo, trata-se de uma metodologia na qual o cientista utiliza um organismo como “máquina” para a produção de uma determinada proteína de interesse. Como geralmente essa proteína é originária de outro organismo diz-se que ocorre uma expressão heteróloga. Um dos dogmas da Biologia é a ideia de que as proteínas são produzidas pela tradução do RNA mensageiro (mRNA), que por sua vez foi transcrito a partir de uma sequência do DNA: o gene. Os genes podem ser clonados e inseridos no DNA de outros organismos, criando os transgênicos. No enunciado, os transgenes são inseridos nos cloroplastos das plantas.

Nesse ponto é importante lembrar que os cloroplastos são organelas que apresentam um DNA circular próprio e se replicam de modo independente, por isso a estratégia de inserir os genes em seu DNA gera uma maior produção de proteínas recombinantes do que a inserção do transgene no DNA genômico, que só se replica quando a célula se divide. Porém, os cloroplastos são encontrados somente nas células de plantas e algas fotossintetizantes e as leveduras são organismos heterotróficos amplamente utilizados na expressão heteróloga de proteínas. Assim, a organela que tem as características mais próximas aos cloroplastos é a mitocôndria. Ela também apresenta um DNA circular, capaz de se replicar e está presente nas leveduras, o que lhe confere as características necessárias para aumentar a expressão das proteínas recombinantes nesses organismos.

 

Conteúdo e informação aliados a simplicidade na escrita. Essas são as principais característica da Annelize e que sintetizam perfeitamente a ideia do nosso material!

Então, não se esqueça! Amanhã é o lançamento oficial das Apostilas Preparatórias para o Enem 2014! E tem mais! O maior portal do Enem preparou uma super-promoção de lançamento! Não perca!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.