Aprenda a avaliar seus estudos para o Enem

Ao longo do ano, nosso Portal e diversos outros meios de comunicação relacionados a educação publicam matérias com dicas e orientações para a preparação dos milhões de candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro.

Entretanto, como qualquer outra circunstância em sua vida (relacionamento, trabalho etc.), também devemos reservar um tempo para avaliarmos a eficiência de nossos estudos e refletirmos se estamos caminhando rumo aos nossos objetivos.

Se você nunca o fez e nem pensou a respeito, este artigo é para você. Veja nossas orientações para aprender a avaliar sua preparação para o Enem e aproveitá-la da melhor maneira possível:

1- Trace uma meta e a tenha sempre em mente:

A avaliação perde muito sentido se o estudante não possui anseios, objetivos. Primeiramente você deve possuir uma meta maior que guiará todas as suas ações, como por exemplo conquistar uma vaga numa universidade pública. Se você ainda não traçou a sua, faça agora mesmo! Não se esqueça que as pessoas que possuem objetivos claros têm chances muito maiores de conquistá-los do aqueles que não possuem.

2- Pratique e compare resultados:

Apesar de simples, esta é, sem dúvidas, a principal orientação desta matéria. A lógica utilizada é a mesma de sua escola: você é avaliado fazendo provas que abordam todo o conteúdo estudado e deve atingir médias mínimas para ser ¨aprovado¨. No caso do Enem, a recomendação é que preste simulados e resolva provas anteriores (veja as últimas 5 provas do Enem), anotando as notas finais e comparando-as com anteriores, para observar se houve evolução. No caso da redação, a dica é para que elabore textos sobre possíveis temas e depois peça para um professor fazer a correção, inclusive pontuando cada produção textual.

3- Analise e reflita sobre seu desempenho:

Com as notas dos simulados / provas anteriores / redações em mãos, você pode comparar e analisar se houve ou não uma evolução dos resultados. Em caso negativo, tente encontrar quais foram os pontos negativos em suas atitudes e técnicas de estudo que o levaram a estagnação ou piora nos resultados. A partir desta reflexão, trace novas estratégias que julgue serem mais interessantes que as antigas e que o levarão a melhores resultados.

Estamos a praticamente quatro meses do Enem e, apesar de parecer muito próximo, saiba que você tem tempo suficiente para avaliar sua preparação e providenciar as mudanças necessárias para mandar bem no exame e atingir seu objetivo final. Agora é com você!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.