Aprenda a Como Calcular a Área de Figuras Planas

Quando observamos as questões sobre geometria no Enem, percebemos que vão desde conceitos e cálculos mais simples, como geometria plana, que estudaremos agora, até cálculos relativos às formas espaciais mais complexas. Entretanto, depois de entender os conceitos básicos de geometria, estas últimas tornam-se muito mais fáceis. Vamos então compreender como é calculada a área das principais figuras planas (retângulos, triângulos, trapézios e círculos).

Retângulo

A primeira e mais simples destas formas é o retângulo. Considerando sua base igual a b e sua altura h, como na figura abaixo, podemos calcular sua área através da fórmula:

Triângulo

Podemos observar na figura abaixo que um retângulo é formado por dois triângulos, logo, a área do triângulo é metade da área do retângulo, conforme fórmula a seguir.

Podemos ainda chegar a uma fórmula diferente para o caso dos triângulos equiláteros, ou seja, aqueles que possuem três lados iguais. Se temos um triângulo como o da figura abaixo, com três lados iguais a L, podemos encontrar sua altura (h) em função de L pelo Teorema de Pitágoras. Se você não lembra do teorema, veja neste artigo.

Temos que:

Utilizando a fórmula anterior,

Trapézio

Já um trapézio, podemos observar que é a união entre dois triângulos e um retângulo. Sua área, portanto, também será a soma da área destas três figuras. Na imagem abaixo, consideramos a base maior B, a base menor b e a altura h. Deste modo, temos que o retângulo tem base b e altura h e os triângulos, base (Bb)/2 e altura h. Através dessa soma, chegamos à seguinte área:

Círculo

Por fim, temos a área do círculo, calculada de maneira um pouco diferente das figuras planas anteriores. Se consideramos o raio de um círculo igual a r, como no exemplo abaixo, temos que a área pode ser encontrada pela seguinte fórmula:

Até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.