Aprenda a administrar o tempo no Enem 2013

Estudar, estudar e estudar!

Claro que os candidatos realmente determinados e que estão em busca dos seus objetivos fazem do estudo seu principal foco na preparação para o Enem.

Mas a receita do sucesso não passa apenas em acumular conteúdos e matérias. Tem como negar que o controle emocional, por exemplo, também é fator determinante?

Entretanto, hoje não vamos falar nem dos estudos e nem do emocional. O assunto do dia é sua estratégia de como administrar o tempo no Enem de 2013!

Podemos fazer uma boa analogia para que você entenda a importância de ter um plano bem traçado para os dias 26 e 27 de outubro. Pense no Enem como se fosse um campeonato de futebol. O planejamento inicial dos seus estudos é a contratação de jogadores. O estudo propriamente dito é o treino. E, da mesma forma que no esporte, o controle emocional também faz parte do caminho para a vitória.

Bom, então é isso? Contratar, treinar e não ficar nervoso na hora do jogo! Campeonato garantido, certo? Negativo! Toda a preparação pode ir água abaixo se não houver uma estratégia de jogo específica para cada partida. Afinal, você precisa de táticas diferentes para enfrentar times totalmente diferentes. E no Enem, é a mesma coisa. Além dos estudos e do controle emocional, você precisa ter uma estratégia para “atacar” a prova. Em outras palavras, um plano para não se perder no tempo quando estiver resolvendo as questões. Aliás, numa prova tão longa e com tão pouco tempo para cada questão, não é nada incomum excelentes candidatos perderam suas vagas por não fazerem esse controle de tempo.

E aqui já vem a má notícia. Se você acha que tem 3 minutos por questão, é bom ir repensando sua tática. Considerando uma hora para redação, em ambos os dias, você terá 4 horas e meia (270 min) para resolver as 90 questões. Mas não se esqueça que precisa reservar um tempo para passá-las para o gabarito.

Portanto, 3 minutos por questão não dá tempo! Na prática, você precisa ser ainda mais rápido!

Dessa forma, recomendamos que reduza seu tempo médio por questão para dois minutos e meio. Nesse ritmo, você terminará a prova em 3 horas e 45 minutos. Restarão, portanto, 45 minutos. Use-os para preencher o gabarito (aproximadamente 20 minutos) e para tentar resolver questões duvidosas e que você não quis perder tempo no decorrer da prova.

Neste momento você deve estar se perguntando: “Como vou controlar esse ritmo se nem relógio posso levar na hora da prova? “

Calma que vem a “cereja do bolo” dessa tática! Na hora da prova, os fiscais estarão orientados a indicar a passagem de cada meia hora. Seguindo essa velocidade de 2 minutos e 30 segundos por questão, você fará em média 24 questões. Ou seja, na primeira hora, deverá estar na questão 24. Com duas horas de prova, questão 48. Três horas, questão 72. Veja o esquema abaixo, que sintetiza a nossa estratégia.

 

tempo_esquema

E aí, o que achou? Se você está estudando firme para o Enem desde o começo do ano, agora tem também mais uma (poderosa) arma para se dar bem na hora “H”. Afinal, não ficará perdido no dia do exame, sem saber se está atrasado ou adiantado diante de tantas questões, além de não correr o risco de ter que “chutar” questões que sequer conseguiu ler.

Aliás, recomendamos inclusive que recupere edições antigas do exame para por em prática essa tática. Afinal, resolver questões objetivas com enunciados enormes numa média de 2,5 minutos não é nada fácil e exige treino!

Clique aqui para obter as últimas 4 edições do Enem, resolvidas e comentadas.

Nessa reta final de preparação, quanto mais treinar, conhecer o exame e aperfeiçoar suas táticas, maiores serão suas chances.

Segue abaixo um vídeo ilustrando o esquema da estratégia para administrar o tempo apresentada acima. Esse vídeo foi feito no ano passado para auxiliar os candidatos da última edição do exame. Vale a pena conferir, já que é a mesma estratégia!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.