Aprenda Como Recuperar a Senha do Enem 2016

Após a inscrição para participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), é comum que alguns candidatos esqueçam ou “percam” a senha informada durante o cadastro. Entretanto, o próprio sistema do Enem possui uma função específica para recuperar tal dado.

Antes de mostrar como fazê-lo, vale mencionar que, diferentemente de anos anteriores, a recuperação da senha é realizada 100% no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), não havendo mais a necessidade do uso do e-mail ou telefone celular no processo, que agora ficou mais prático.

Para recuperar a senha, acesse o Portal do Participante no Enem 2016. Na janela da página, clique no link no canto inferior direito com a frase “Esqueci minha senha”. Você será redirecionado para um pequeno formulário, conforme imagem abaixo.

alterar_senha

Preencha corretamente todos os campos. Atente para a parte que pede o nome da mãe, caso não tenha preenchido esse dado na inscrição do Enem, será necessário ticar a opção “não”. Escolha uma nova senha, que tenha no mínimo 6 e no máximo 10 dígitos, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas, e confirme.

Ao concluir a recuperação, um pop up deverá abrir em sua tela com os dizeres “Senha alterada com sucesso. Utilize sua nova senha para acessar o portal do participante”. Clique em “ok” e realize imediatamente um novo teste para confirmar que a alteração foi bem sucedida.

Caso tenha alguma dificuldade, acompanhe o vídeo tutorial abaixo publicado no Canal do infoEnem no Youtube.

Guarde bem esta nova senha, pois ela será solicitada em momentos futuros importantes, como o acesso ao cartão de confirmação de inscrição digital e para participação em programas que usam a nota do Enem para acesso ao ensino superior, como Sisu, Prouni e Fies.

Caso precise de uma nova senha em outra oportunidade, basta repetir o processo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.