Após proposta aceita e enviada pela FMUSP, Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo, em meados de junho, no início deste mês o Conselho Universitário da instituição aprovou a adesão do curso de Medicina ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018) e cotas raciais.
Com a mudança, o processo seletivo do sistema unificado de janeiro do ano que vem usará as notas do Enem 2017 como forma alternativa de ingresso a carreira médica da universidade. Conforme a decisão tomada pelo conselho, das 175 vagas de medicina para o próximo ano, 50 (28,5%) serão ocupadas via Sisu e 125 pela Fuvest, vestibular tradicional da USP.
As carteiras oferecidas no Sisu respeitarão a seguinte divisão:
- 25 reservadas a estudantes que realizaram o ensino médio em escola pública;
- 15 destinadas a alunos da rede pública que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas;
- 10 para ampla concorrência.
A FMUSP, bem como o Instituto de Física (IF) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), eram os únicos da universidade que não haviam aderido ao Enem e Sisu. Assim, a partir de 2018 todas as 42 unidades da USP terão oferta de vagas no sistema do Ministério da Educação (MEC).
Veja como ficará a divisão de vagas por modalidade de ingresso e de concorrência no gráfico abaixo.
Novo Curso de Medicina em Bauru e Fim da Parceria Entre Santa Casa e Fuvest
Além disso, outras duas novidades em relação a Medicina foram noticiadas recentemente. A primeira delas consiste na aprovação de uma nova turma do curso que ofertará 60 vagas no Campus de Bauru (até então a carreira tinha sedes somente em São Paulo e em Ribeirão Preto). A primeira turma será formada já no próximo ano, sendo 12 vagas com entrada pelo Sisu e 48 pela Fuvest.
O outro anúncio foi o encerramento da parceria entre a Fuvest e a Faculdade da Santa Casa (FSCMSP), que desde 1988 utilizava o vestibular da USP para selecionar alunos no seu curso de Medicina. A partir de agora a seleção será responsabilidade da Vunesp, instituição que organiza também o processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fonte: Jornal USP
1 comment
Boa notícia tudo vai dá Serto, é só estudar