Conhecer sobre as instituições do nosso país é de fundamental importância para aqueles alunos que participaram das provas do Enem e estão em busca da tão sonhada vaga em uma universidade. Com isso, podemos explorar os cursos e universidades do país, que possuem destaque em algumas áreas específicas. Sendo assim, vamos apresentar a seguir as 10 melhores faculdades de engenharia química do país, comentando brevemente sobre cada instituição desta lista.
Indice
Os 10 melhores cursos de engenharia química do Brasil
Como destacamos no início da publicação, vamos apresentar a seguir os 10 melhores cursos de engenharia química do Brasil. Para isso, vamos utilizar como referência o Ranking Universitário Folha (RUF), que avalia o desempenho dos alunos e também toda a estrutura oferecida pela universidade para atingir este resultado.
- Universidade de São Paulo – USP: Na primeira colocação desta lista, temos novamente a Universidade de São Paulo, que ocupa a primeira posição em 4 dos 6 parâmetros avaliados pelo RUF. Uma das universidades mais conhecidas e respeitadas em todo o mundo, a USP é a maior referência do nosso país.
- Universidade Estadual de Campinas – Unicamp: Na segunda colocação, temos mais uma importantíssima universidade do Estado de São Paulo, a Unicamp. Com sede em Campinas, a instituição também é uma grande referência nacional e internacional para os cursos de engenharia química.
- Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: Completando o top 3 deste ranking, a UFMG é a primeira universidade federal presente no RUF. Sempre presente nestas listas, a universidade já é uma grande referência para as instituições de ensino brasileiras.
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: Uma das mais tradicionais e conhecidas universidades do país, a UFRJ ocupa a quarta colocação neste ranking. Com linhas de pesquisa interessantes, a UFRJ possui muito destaque nesta área de atuação.
- Universidade Federal de São Carlos – UFSCar: Mais uma instituição localizada no Estado de São Paulo, a UFSCar também é amplamente conhecida e respeitada no cenário nacional e internacional. Com sede na cidade de São Carlos, a instituição é referência para os alunos de engenharia.
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS: Ocupando a sexta colocação no RUF para cursos de engenharia química, a UFRGS é também a primeira universidade deste ranking que está situada fora da região Sudeste do Brasil.
- Universidade Federal do Paraná – UFPR: Mais uma universidade localizada na região Sul do brasil, a UFPR possui uma grande estrutura de ensino e pesquisa, colocando a instituição como uma das referências dentro e fora do país.
- Universidade Federal do Ceará – UFC: na oitava colocação desta lista, a Universidade Federal do Ceará é a primeira e única universidade localizada no Nordeste do Brasil que está presente neste ranking. Com um crescimento interessante nos últimos anos, a universidade se tornou uma das referencias do país para os cursos de engenharia química.
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp: Assim como as outras duas universidades estaduais paulista, a Unesp é uma grande referência para os cursos de engenharia do país, ocupando a nona colocação para a engenharia química, de acordo com os dados do RUF.
- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC: Completando nosso top 10 de cursos de engenharia química, temos a UFSC, uma das mais importantes universidades da região Sul do Brasil e uma grande referência para as pesquisas nacionais, que colocam a instituição entre os melhores cursos de engenharia química do país.
Desta forma, apresentamos ao longo desta publicação as melhores universidades de engenharia química do Brasil, utilizando como referência o Ranking Universitário da Folha (RUF).
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/