As classificações dos ângulos no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos abordar sobre um assunto muito utilizado na geometria, que são os ângulos. Como você já está acostumado, além da importância dos ângulos para a matemática, o conhecimento sobre este assunto é também importante para a física, uma vez que permite realizar a decomposição correta das forças, por exemplo. Desta maneira, além de apresentar sobre as classificações dos ângulos, vamos apresentar ao final uma questão retirada do próprio Enem, a fim de ilustrar como este conteúdo é abordado no exame.

Classificação dos ângulos

Quanto a classificação dos ângulos, vamos realiza-las de duas maneiras diferentes: a primeira acontece para os ângulos separadamente, enquanto a segunda ocorre para pares de ângulos.

Isoladamente, podemos classificar os ângulos em cinco categorias diferentes: agudo, reto, obtuso, raso e giro.

  • Ângulo agudo: Os ângulos agudos são todos aqueles que possuem valor entre 0 e 90°.
  • Ângulo reto: O ângulo reto possui valor igual a 90°. Note que, enquanto os ângulos agudos possuem toda uma faixa de valores, no caso do ângulo reto o valor é exclusivo, ou seja, o ângulo será reto se, e somente se, sua medida seja de 90°.
  • Ângulo obtuso: Os ângulos obtusos estão compreendidos na faixa que varia entre 90 e 180° (exclusivamente).
  • Ângulo raso: Assim como o ângulo reto, também há um valor exclusivo para os ângulos rasos. Os ângulos rasos possuem medida igual a 180°, que equivale a meia volta de círculo.
  • Ângulo giro: O ângulo giro também possui valor único, e equivale a 360°.

Classificação dos pares

Além da classificação isolada dos ângulos, podemos classifica-los também através de seus pares, que ocorrem na grande maioria das vezes. Podemos classificar os ângulos em complementares, suplementares e replementares.

  • Ângulos complementares: Os ângulos complementares são aqueles que somados resultam em 90° (como 30 e 60°, por exemplo).
  • Ângulos suplementares: Já os ângulos suplementares os ângulos que somados equivalem a 180° (120 e 60°, por exemplo).
  • Ângulos replementares: Por fim, temos os ângulos replementares, que são aqueles que somados resultam em 360°.

Desta forma, percebemos que a classificação e identificação dos ângulos ocorre de maneira bem simples. No entanto, realizar esta identificação pode ser a chave para a resolução de diversos exercícios de matemática e física no Enem e também em outros vestibulares.

Questão do Enem

Para mostrar como este conteúdo é abordado nas provas do Enem, será apresentada a seguir uma questão da prova de 2018 do Enem, demonstrando como os ângulos são cobrados durante o exame.

As Artes Marciais Mistas, tradução do inglês: MMA – mixed martial arts, são realizadas num octógono regular. De acordo com a figura, em certo momento os dois lutadores estão respectivamente nas posições G e F, e o juiz está na posição I. O triângulo IGH é equilátero e GIF é o ângulo formado pelas semirretas com origem na posição do juiz, respectivamente passando pelas posições de cada um dos lutadores.

A medida do ângulo GIF é”

a) 120°.

b) 75°.

c) 67,5°.

d) 60°.

e) 52,5°.

Alternativa correta: e.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!