As Leis de Kepler no Enem 2020

Hoje, em mais uma postagem de física do portal InfoEnem, vamos estudar sobre as três Leis de Kepler. Para isso, vamos explicar sobre essas três leis, que regem o movimento dos planetas, além de apresentar também uma questão retirada de provas anteriores do Enem, para mostra de que maneira este conteúdo é abordo durante o exame.

Antes de mais nada, vamos destacar também outra pessoa que teve participação nestas leis: Tycho Brahe. Brahe, astrônomo dinamarquês, foi por muito tempo amigo de Kepler. Após a morte do dinamarquês, Kepler utilizou algumas das anotações de seu amigo para formular as leis.

Primeira Lei de Kepler

Após muitos estudos e observações sobre o movimento dos planetas, Kepler observou que a movimentação podia ser descrita através de regras matemáticas simples. A primeira grande observação do astrônomo alemão foi que a órbita dos planetas não era circular, e sim elíptica. Além disso, o sol estava sempre sobre um dos focos da elipse.

Ainda sobre a primeira lei, podemos destacar dois pontos na trajetória dos planetas: o afélio, que é o ponto onde o planeta estará mais distante do sol e o periélio, ponto onde o planeta está mais próximo do sol.

Fonte: https://www.algosobre.com.br/fisica/gravitacao-universal.html

Segunda Lei de Kepler

A Segunda Lei de Kepler é também conhecida como Lei das Áreas, e afirma que as trajetórias feitas pelos planetas varrem áreas iguais em intervalos de tempos iguais, ou seja, quanto mais afastado do sol o planeta, menor será a sua velocidade.

Se traçarmos um paralelo entre a Segunda Lei e os pontos descritos na Primeira Lei, você irá perceber que a velocidade de movimentação dos planetas no afélio será mínima, enquanto a velocidade máxima do planeta será atingida no periélio.

Terceira Lei de Kepler

A Terceira Lei de Kepler, também conhecida como Lei dos Períodos, estabelece uma relação matemática entre os períodos e a órbita dos planetas. De acordo com a Terceira Lei, a razão entre o quadrado do período de um planeta pelo cubo de seu raio médio será sempre um valor constante. Por sua vez, o raio médio de um planeta é calculado como metade da distância entre o periélio e o afélio.

Onde k é uma constante e seu valor será o mesmo para todos os planetas. Através da Terceira Lei de Kepler podemos perceber facilmente que quanto maior a distância entre o planeta e o sol, maior será o seu período de translação.

Questão do Enem

Para demonstrar como o conteúdo acima pode ser abordado nas provas do Enem, traremos a seguir uma questão retirada da prova do Enem, que utiliza uma das Leis de Kepler. Aproveite para treinar!

As leis de Kepler definem o movimento da Terra em torno do Sol. Qual é, aproximadamente, o tempo gasto, em meses, pela Terra para percorrer uma área igual a um quarto da área total da elipse?

a) 9
b) 6
c) 4
d) 3
e) 1

Alternativa correta: d.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!