Balanço com dados das inscrições do Enem 2013Nesta sexta-feira, 7 de junho, o ministro da Educação Aloizio Mercadante divulgou balanço com os principais números referentes as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.

Entre os principais dados está o novo recorde de participantes. Este ano o exame contará com 7.173.524 candidatos, superando o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 inscrições confirmadas. Vale ressaltar que deste total de inscritos, aproximadamente 73%  (5.247.993) foram isentos da taxa de R$ 35.

 

Acompanhado do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio Costa, Mercadante também abordou questões relacionadas ao custo e a segurança do exame.

“Somos hoje muito rigorosos com o planejamento. Imprimimos a prova como se estivéssemos imprimindo na Casa da Moeda, com o mesmo padrão de vigilância, fiscalização e controle eletrônico. Temos na distribuição das provas a participação dos batalhões das polícias militar, civil e federal. O Exército trabalho junto com a gente”, destacou.

Com relação ao orçamento, o ministro afirmou que deve subir. Fatores como a impressão das provas, contratação de mais professores para a correção das redações, fiscais de sala e coordenadores são os principais responsáveis pelo aumento no custo do exame. Mesmo assim Mercadante está otimista e prevê que o gasto deve se aproximar ao da edição do ano passado, R$ 46 por candidato.

Marcado para os dias 26 e 27 de outubro, o Enem é o maior exame do país e consiste na principal porta de entrada para o ensino superior, seja através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que dá acesso às universidades públicas participantes, seja através do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas em instituições privadas.

Além disso, o exame também é requisito para obter bolsa (graduação) no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de permitir a certificação do ensino médio para quem não concluiu o segundo grau (clique aqui para saber mais).

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.