fbpx
Biomas brasileiros

Na postagem a seguir vamos falar sobre os biomas terrestres do Brasil. Temos na biosfera, uma diversidade muito grande de ecossistemas. Os ecossistemas consistem em uma interação bem definida entre componente abiótico (não vivos) e biótico (vivos) do ambiente, podendo ter escala variada de grandeza, ser aquático ou terrestre.

Assim, podemos chamar de bioma, grandes ecossistemas que possuem certa homogeneidade estrutural ou funcional, em suma um bioma compreende um conjunto de ecossistemas semelhantes, em que se pode encontrar, inclusive organismos endêmicos (exclusivos daquela região geográfica).

Diferentes condições abióticas de diversas regiões, como temperatura, disponibilidade de água, relevo, solo e quantidade de chuva, são decisivos para selecionar o tipo de organismo que pode ou não viver nesses locais. Sendo assim, só organismos adaptados a determinadas condições são capazes de viver nesse ambiente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), temos no Brasil seis biomas terrestres: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Biomas brasileiros. Fonte: IBGE

  • Amazônia: Além de ocupar 49% do território brasileiro possui grande diversidade de fauna e flora, é a maior floresta úmida e abriga a maior bacia hidrográfica do mundo. O clima predominante da região é o equatorial, com médias de temperatura de 28ºC a 30ºC, com altas taxas pluviométricas e elevada umidade do ar, o solo é pouco rico em nutrientes e minerais, entretanto, devido a rápida decomposição da matéria orgânica depositada no solo e rápida absorção dos nutrientes resultantes desse processo, esse fator não é limitante para a comunidade vegetal. A floresta é higrófita (adaptada ao clima úmido) com folhas latifoliadas (largas) e com uma cobertura arbórea densa, permitindo pouca entrada de luz.
  • Caatinga: O nome tem origem no tupi caa que significa mata, e tinga, branca, nos períodos de seca, as árvores perdem suas folhas originando uma paisagem esbranquiçada ao ambiente. Equivale a 11% do território brasileiro, e é um bioma exclusivo do Brasil, de forma a possuir um alto endemismo. O clima é semiárido com temperaturas altas, chuvas irregulares e secas prolongadas. O solo é raso, pedregoso e compacto. A vegetação local é bem adaptada ao clima seco, de forma a que suas raízes são mais superficiais além de serem capazes de armazenar água das folhas, caules entre outras estruturas, algumas espécies como as cactáceas possuem suas folhas modificadas em espinhos, para diminuir a perda de água.
  • Cerrado: É o segundo maior bioma brasileiro, ocupando 24% do território, considerada a savana mais rica em biodiversidade no mundo. No Cerrado, as queimadas costumam acontecer naturalmente, principalmente nos períodos de seca. O clima predominante é o tropical sazonal, a precipitação apresenta uma grande sazonalidade, concentrando-se na primavera e verão. O solo é muito profundo, ácido e com pouco nutriente. Devido a essas características extremas, as plantas que vivem nesse ambiente, possuem adaptações para a seca e para o fogo, como raízes profundas, e características xeromórficas (caules retorcidos, casca grossa, folhas espessas).
  • Mata Atlântica: É um dos biomas mais devastados e mais ameaçados do Brasil, estima-se que resta apenas 7% da área que ocupava no início do século XVI. O clima é o tropical úmido, de forma que essa seja considerada uma floresta tropical pluvial, um ecossistema muito marcante desse bioma é a floresta de araucárias que ocorre de São Paulo e do sul de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.
  • Pampas: Bioma exclusivo do Rio Grande do Sul, possui vegetação rasteira predominante, formada por gramíneas, herbáceas e arbustivas, propícia a criação de gado. O clima é o subtropical, sujeito a baixas temperaturas, não apresentam precipitação regular ou sazonal, entretanto, possuem uma estação de inverno e verão bem definidas.
  • Pantanal: É a maior superfície inundável do planeta, o clima é o tropical continental, possui estações bem definidas de seca e chuva. A vegetação é predominantemente aberta e é fortemente influenciado pelo bioma da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco (Bolívia, Argentina e Paraguai).

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.