Cadernos de Provas do Enem 2017 Trarão Identificação e Maior Segurança

Além da aplicação em dois domingos consecutivos em novembro e da novidades em relação a isenção da taxa de inscrição, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) também trará mudanças nos cadernos de provas visando aumentar a segurança.

De acordo com explicação do ministro da educação Mendonça Filho, em coletiva de imprensa concedida na semana passada, a partir desta edição os candidatos receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, também com seu nome e número de inscrição.

Segundo esclarecimentos do próprio ministro, essa medida aperfeiçoa ainda mais a separação dos quatro cadernos divididos por cores em cada dia de prova (amarelo, azul, rosa, branco no dia um e cinza no dia dois) e dificulta possíveis tentativas de fraude:

O objetivo com esses novos cadernos é aumentar a segurança e inibir a atuação de potenciais fraudadores que queiram tirar vantagens durante a aplicação da prova. Com isso, tem instrumento a mais para identificar e eventualmente permitir a rastreabilidade, saber se, porventura, uma prova foi subtraída ou canalizada para uso indevido.

Questionado sobre um possível impacto financeiro negativo em função da novidade, o que poderia encarecer ainda mais a prova do Enem, Mendonça Filho respondeu que mais tecnologia não necessariamente acarretará em mais gastos na organização do exame.

Até a aplicação do ano passado o Enem não trazia a identificação pessoal, que constava somente no cartão resposta e nas provas era feita com base na cor em conjunto com a frase personalizada de cada caderno em cada um dos dias.

As provas do Enem 2017 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, com liberação do resultado prevista apenas para 19 de janeiro de 2018. O edital com todas as regras e datas oficiais desta edição deve ser divulgado até o próximo dia 10 de abril.

0 Shares:
9 comments
  1. Por favor, estou inscrita para ser aplicadora do ENEM , mas até agora não fiz ainda o alinhamento . Fui informada que trabalharia e não estou sabendo como ter a certeza da minha participação. No ano passado eu participei, mas esse ano a diretora da escola onde foi feita a minha inscrição não me informou nada de como fazer esse alinhamento, não me informou o link correto pra entrar. Tinha anotado o do ano passado e por sorte consegui chegar até aqui baseado nas informações de 2016. Por favor, me ajudem !

  2. Esta regra mudou bastante a questao do enem ficou com muito segurança na aplicacao das provas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like