Chuva Ácida – Assunto Muito Cobrado no Enem

No caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no ENEM são cobradas questões de biologia, química e física. E um conteúdo bastante em alta por ser interdisciplinar é a chuva ácida. Analisaremos aqui suas causas e consequências.

A chuva ácida é uma precipitação de água da atmosfera, da mesma forma que uma chuva normal, porém com pH abaixo de 5,5. Na química, a acidez diz respeito a um pH abaixo de 7, sendo que toda chuva é assim classificada por causa da presença do ácido carbônico. A acidez abaixo de 5,5 ocorre pela produção de ácidos fortes através da hidrólise de gases e partículas ricas em enxofre e azoto reativo. Esses gases são gerados pela queima de combustíveis fósseis e pela oxidação de impurezas sulfurosas contidas em carvão e petróleo.

Para entender melhor a precipitação e o que ela afeta, observe abaixo uma ilustração do ciclo de água.

 
chuva ácida

 
Como visto, a água da chuva é formada da evaporação de água da superfície terrestre para a superfície atmosférica e, com isso, a água se mistura com outros gases, formando o excesso de acidez explicado acima.

Quando a água ácida precipita (fenômeno da chuva), ela atinge diversos territórios, causando graves problemas ambientais em todo biossistema.

Em lagos e rios, o pH da água é geralmente em torno de 6,5 e quando entra em contato com pH inferior, desestabiliza o sistema causando a morte de vários seres vivos ali presentes. No solo, a acidificação torna a terra improdutiva e mais propensa à erosão, sendo a causa de desmatamentos e destruição da flora. Nos seres humanos, o acúmulo de dióxido de enxofre causa problemas pulmonares, podendo levar à morte.

chavaacidaOutro problema causado pela chuva ácida é a corrosão de pedra, metal ou tinta, presente nas construções, estátuas e monumentos. Nesse aspecto, vale ressaltar que praticamente todos os materiais se degradam gradualmente quando expostos à chuva e ao vento. Entretanto, a chuva ácida acelera (e muito!) esse processo.

Para evitar a chuva ácida, é importante investir em fontes de energia renováveis e tratamento dos gases industriais. No dia-a-dia, economizar energia é uma ação simples que ajuda a amenizar o problema.

Como deve ter percebido, a chuva ácida pode ser cobrada de vária maneiras no Enem, inclusive na redação.  Portanto, fique atento e não deixe de ir para a prova sem saber todos os detalhes desse problema ambiental.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.