Ciências Sem Fronteiras não exigirá participação no Enem para mestrado

Na noite da última segunda-feira (24), o novo ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou que o Programa Ciências Sem Fronteiras NÃO exigirá participação no Enem como pré-requisito para os interessados em participar no programa no nível de mestrado.

Criado em 2011 e inicialmente válido apenas para universitários (estudantes de graduação), o Ciências Sem Fronteiras é um programa do governo que oferece bolsas para realização de estágio no exterior. Uma das exigências para inscrição no programa é a participação do interessado em uma das edições do Enem a partir de 2009, bem como atingir pontuação igual ou superior a 600 pontos no exame.

Em outubro do ano passado, quando o governo anunciou que o programa expandiria suas bolsas também para os estudantes de pós-graduação, o Ministério da Educação informou que os requisitos para tais candidatos também incluíam a participação e uma nota mínima obrigatória no Enem.

Entretanto, o MEC voltou atrás e reitirou a participação do Enem dos pré-requisitos do programa, conforme declarou Paim após o lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa, em São Paulo:

“O candidato à bolsa de mestrado profissional vai pleitear a vaga dele no exterior a partir dos acordos que a Capes tem com as instituições, e não necessariamente precisa estar estudando”.

O projeto do Ciências Sem Fronteiras prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promoção de intercâmbio. Para saber mais sobre o programa, acesse sua página na internet.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.