O assunto do artigo da semana passada foi o emprego de iniciais maiúsculas e minúsculas (clique aqui para ler o artigo). Como dissemos, há determinações para que se empreguem iniciais maiúsculas nos antropônimos (nomes de pessoas, reais ou não: Ana, Pedro, Gandalf, Pokemon), nos topônimos (nomes de lugares: Bahia, Curitiba, Olimpo, Valhala), nos nomes de seres mitológicos (Hércules, Minotauro, Thor, Curupira), nos nomes de instituições (Igreja – igreja é a construção; Estado – estado é a unidade federativa; União) e no início de períodos.
As letras minúsculas devem ser empregadas nas demais situações e chamamos atenção para os equívocos provocados por normas gramaticais de outros idiomas (como nos dias da semana que, em Português, são grafados com letras minúsculas).
Existem, entretanto, situações em que a escolha é do redator, ou seja, maiúsculas são opcionais, conforme o Acordo Ortográfico, na sua Base XIX. Os casos são os seguintes:
- nos nomes de logradouros públicos, templos e edifícios:
Rua da Paz ou rua da Paz
Avenida Tiradentes ou avenida Tiradentes
Sinagoga Kehilat Israel ou sinagoga Kehilat Israel
Igreja do Rosário ou igreja do Rosário
Edifício Martinelli ou edifício Martinelli - nos vocábulos que compõem o nome de uma obra:
Ensaio sobre a Cegueira ou Ensaio sobre a cegueira
Grande Sertão: Veredas ou Grande sertão: veredas
Em Busca do Tempo Perdido ou Em busca do tempo perdido
Obs: a primeira palavra do título sempre será grafada com maiúscula e os artigos e preposições, com minúsculas - nas formas de tratamento e reverência (axiônimos), bem como em nomes sagrados (hagiônimos) e que designam crenças religiosas:
Exemplos:
Presidente Getúlio Vargas ou presidente Getúlio Vargas
Papa João Paulo II ou papa João Paulo II
Excelentíssimo Senhor José da Silva ou excelentíssimo senhor José da Silva
Santa Maria ou santa Maria
São João ou são João
Profeta Maomé ou profeta Maomé - nos nomes das disciplinas ou ramos do conhecimento:
Matemática ou matemática
Física ou física
Literatura Brasileira ou literatura brasileira
Embora haja essa dupla possibilidade de grafia, é sempre bom lembrar que se deve manter uma uniformidade no texto, ou seja, se você escolher nomear um santo com o ‘título’ em minúscula, como santo Antônio, todos os demais santos deverão seguir o padrão: são João, são Bento, santo Onofre. Ou se a opção for pela inicial maiúscula, todos deverão seguir essa escolha.
Ainda retomando os nomes dos santos, também convém lembrar que essa regra vale para a personalidade apenas, mas quando tal denominação for dada aos topônimos (nomes de lugares) volta a valer a obrigatoriedade das maiúsculas:
São Paulo ou são Paulo – propagador do Cristianismo pelo Império Romano
São Paulo – capital do estado
É isso! Até a próxima semana!
Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!