Começam hoje as inscrições para o Enem 2021!

Um dos momentos mais esperados pelos alunos (e também um dos mais importantes), as inscrições para o Enem 2021 se iniciam hoje! Para evitar imprevistos e outras situações inesperadas, é recomendado que você realize a sua inscrição o quanto antes. Desta maneira, vamos apresentar a seguir as principais informações para os alunos que desejam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio, o vestibular mais importante do país!

Qual é o prazo para a realização das inscrições?

Com certeza, a informação mais importante deste evento é o período no qual os alunos devem realizar a inscrição para o Enem 2021. Como mencionamos no início desta publicação, o prazo se inicia no dia de hoje (30 de junho) às 10:00 e vai até às 23:59 do dia 14 de julho. Ou seja, temos pouco mais de duas semanas para a realização das inscrições. No entanto, é fortemente recomendado que você não deixe para realizar a sua inscrição nos últimos instantes, para evitar imprevistos que possam comprometer todo o seu ano de estudos.

Qual o valor da taxa de inscrição?

Para os alunos que não solicitaram a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, o valor continua sendo o mesmo do ano anterior, ou seja, R$ 85. É interessante ressaltar que os alunos que tiveram o seu pedido de isenção negado também devem realizar o pagamento da taxa de inscrição. Além disso, o valor é o mesmo para a realização das provas impressas e digitais, e pode ser pago até o dia 19 de julho!

Outro detalhe importantíssimo é que mesmo os alunos que realizaram o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e foram aprovados, devem realizar a inscrição a partir de hoje! O pedido de isenção não serve como matrícula, sendo necessário que o aluno efetue a sua inscrição neste período para poder participar do exame.

Teremos provas digitais em 2021?

Sim! Para o ano de 2021, também ocorrerão as provas na forma digital, como parte de um projeto piloto que possui como objetivo tornar o Enem 100% digital até o ano de 2025. Para o ano de 2021, serão oferecidas 101100 vagas para as provas digitais, e o aluno deverá selecionar a opção desejada na hora da inscrição. Ao contrário do que aconteceu no último ano, em 2021 as provas digitais e impressas serão aplicadas no mesmo dia. As aplicações ocorrerão nos dias 21 e 28 de novembro!

O que é necessário para realizar a minha inscrição?

Para realizar a sua inscrição para o Enem 2021, você deverá acessar a página do participante (que está disponível neste link), e realizar o seu login, utilizando o login único do Governo Federal e senha. Se você não possui ou não lembra a senha deste login único, pode acompanhar nesta publicação um passo a passo para acessá-lo! Feito isso, basta conferir as informações, selecionar a modalidade desejada e efetuar a inscrição!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!