Que a internet é o maior e mais rápido meio de informação, ninguém dúvida. Mas essa dimensão leva muitas vezes a disseminação de mentiras em grande escala. Quer um exemplo? Veja quantos sites e blogs destacam que você tem 3 minutos para cada questão no Enem.

Vamos supor então que o estudante siga essa dica: Depois de uma hora de prova, questão 20. Duas horas, questão 40. Exatas quatro horas e meia depois, 90 questões resolvidas. Perfeito, não é?

Definitivamente não. Falta o gabarito. Como não há mais tempo para preenchê-lo, o suposto estudante acaba de “confirmar sua inscrição” para o Enem do próximo ano.

Ou seja, se você achava que 3 minutos por questão era muito pouco, nós do infoEnem sentimos muito em lhe informar que, na verdade, seu tempo é ainda menor.

Mas não trazemos apenas más noticias. Lá vai a solução.

Considerando uma hora para redação, em ambos os dias, você terá 4 horas e meia para resolver as questões e passa-las para o gabarito.

Assim sendo, recomendamos que reduza seu tempo médio por questão para dois minutos e meio. Nessa velocidade, você terminará a prova em 3 horas e 45 minutos. Restarão, portanto, 45 minutos. Use-os para preencher o gabarito (aproximadamente 20 minutos) e para tentar resolver questões duvidosas e que você não quis perder tempo no decorrer da prova.

Alguns leitores podem estar se perguntando: “Na prática está perfeito. Mas como vou controlar essa velocidade se nem relógio posso levar no exame? “

A solução é simples. Na hora da prova, os fiscais estarão orientados a indicar a passagem de cada hora. Seguindo o ritmo que recomendamos, você fará em média 24 questões. Assim sendo, na primeira hora, deverá estar na questão 24. Com duas horas de prova, questão 48. Três horas, questão 72. Veja o esquema abaixo, que sintetiza a nossa estratégia.

Seguindo essas dicas, certamente você ficará mais seguro na hora do exame. Afinal, terá em mãos um bom “velocímetro” para não se perder nessa hora tão decisiva. Por exemplo: Caso esteja na questão 20 após uma hora de prova, já sabe que deve acelerar um pouco.

Apenas atente-se ao fato das questões de exatas, em geral, demorarem um pouco mais para serem resolvidas.

Ainda em dúvida da nossa estratégia do controle do tempo para o Enem? Assista o vídeo abaixo.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.