Com o Enem se aproximando, precisamos nos lembrar de alguns detalhes de concordância verbal e nominal, para não ocorrerem deslizes na redação. E como tenho um aluno, muito engraçadinho, chamado Wesley, foi inevitável a associação, pelos colegas, com o cantor popular, o que me deu o assunto para o artigo de hoje: o que fazemos com o verbo, quando o sujeito apresenta percentuais?
Vejamos o que fez o cantor popular, na música “Aquele 1%”:
(…)Trato todas iguais
Esse é meu defeitoTô namorando todo mundo
99% anjo, perfeito
Mas aquele 1% é vagabundo
Mas aquele 1% é vagabundo(…)
https://www.vagalume.com.br/wesley-safadao/aquele-1.html
Apesar de questionável o comportamento do eu-lírico, a concordância está correta! Vejamos agora o que fez a dupla Maiara e Maraísa, num momento de fossa, bebendo no bar:
(…) Garçom troca o dvd
Que essa moda me faz sofrer
E o coração não aguenta
Desse jeito você me desmonta
Cada dose cai na conta e os 10% aumenta (…)
Aí cê me arrebenta!
https://www.vagalume.com.br/maiara-e-maraisa/dez-por-cento.html
Pois é… além do consumo de bebida alcoólica não melhorar a situação, a conta do bar vai aumentando, mas cuidado: os 10% AUMENTAM!
Quando a expressão que indica porcentagem não é seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o número, como na música do Wesley e nos exemplos abaixo:
- 25% querem novas provas.
- 1% admitiu o erro.
Já quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo.
Vejamos alguns exemplos retirados de textos jornalísticos:
- Unicamp: 88,2% dos aprovados em medicina cursaram escola pública (http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/02/unicamp-5-cursos-mais-disputados-tem-43-de-egressos-da-rede-publica.html )
- Fizemos uma pesquisa informal no Colégio Estadual e vimos que apenas 20% dos alunos têm conhecimento sobre o sistema de cotas”, complementou o reitor da UFPR. (http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/ufpr-divulga-numeros-de-pesquisas-sobre-o-rendimento-de-alunos-cotistas/ )
Pode haver necessidade de ajustar também a concordância nominal e o gênero e número desse determinante do percentual também devem ser observados. Veja:
- Mais de 50% da população economicamente ativa está concentrada no setor terciário. https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20141111123214AAgetrm adaptado)
É isso! Espero que 100% das dúvidas tenham sido sanadas.
Até a próxima semana!
Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!
4 comments
Provavelmente a palavra “aumenta” foi escolhida para rimar com (a)guenta e arrebenta, mania nas músicas sertanejas.
O artigo “os” precede 10% já deixa claro que “aumentar” deveria estar no plural: aumentam.
> Era só trocar: ” …e o coração não aguenta…”por ” e os pulmões não aguentam…” kkkkk…